Utentes do Hospital de Portimão protestam contra os problemas do SNS no Algarve

Utentes apelam à participação dos utentes, profissionais de saúde e de toda a população de Portimão e Barlavento Algarvio

Os utentes do Hospital de Portimão vão voltar a concentrar-se no sábado, dia 15, frente a esta unidade e saúde, como protesto «contra o estado agravado do Serviço Nacional de Saúde» e para exigir respostas ao Governo.

A manifestação, convocada pela Comissão de Utentes do Hospital de Portimão, visa continuar «uma luta que é justa e necessária», segundo este movimento.

«A comissão apela à participação dos utentes, profissionais de saúde e de toda a população de Portimão e Barlavento Algarvio nesta concentração, onde será exigida uma resposta aos problemas identificados», acrescentam.

O protesto deve-se ao facto de, segundo a comissão, o Algarve continuar a ser «uma das regiões mais afetadas pelas políticas de degradação do Serviço Nacional de Saúde».

«As políticas de desinvestimento público, de encerramentos de serviços, de fusão e concentração de unidades hospitalares, de encerramentos e concentração de extensões dos Centros de Saúde, de racionamento de meios, de manutenção das taxas moderadoras, são, entre outras, marcas do ataque verificado ao longo de anos ao Serviço Nacional de Saúde», enquadram os utentes do Hospital de Portimão.

A isto juntam-se «a falta de condições de trabalho e atendimento no hospital de Portimão, os elevados tempos de espera para as consultas e cirurgias, o estado do Serviço de Urgências e a gritante falta de médicos, enfermeiros e auxiliares».

«Pelo direito a nascer no Hospital de Portimão, por mais meios, por mais profissionais e por um melhor Serviço Nacional de Saúde: todos ao Hospital de Portimão», apela a comissão de utentes .

Comentários

pub