Percursos Pedestres do Baixo Guadiana têm novos painéis informativos

Odiana substituiu 14 painéis

A operação de requalificação da rede de percursos pedestres do Baixo Guadiana, que estava a ser levada a cabo pela Odiana, desde o ano passado, já está concluída. Os trilhos têm agora novos materiais informativos e promocionais.

A Odiana lembra que «foi no ano de 2005 que se implementou no Baixo Guadiana uma rede de 19 percursos pedestres de pequena rota, que perfazem um total de 135 quilómetros de trilhos pelos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Esta rede de percursos é complementada com estruturas informativas (painéis) com as características técnicas e paisagísticas do traçado, mas também informações turísticas».

Nesta requalificação, a Odiana, com o apoio dos municípios, substituiu 14 painéis, com imagem e informação renovadas e atualizadas. Cada painel tem agora uma breve descrição da região, indicação de pontos de restauração, alojamento, locais patrimoniais de visita e contactos úteis, todos eles em versão bilingue.

A Odiana recorda que, como entidade promotora da Rede de Percursos Pedestres, bem como da Grande Rota do Guadiana (GR15), «tem vindo a auscultar os vários utilizadores, tal como as entidades territoriais, procedendo desde 2019 a manutenções intercalares e à instalação de materiais de sinalização, apoio e promoção».

A associação realça que «tendo em conta a tendência crescente para o Turismo de Natureza na região e sendo que o pedestrianismo se tornou um importante e valioso recurso para o território, esta intervenção permitirá otimizar a experiência de quem visita e descobre o Baixo Guadiana».

Esta requalificação é uma iniciativa da Odiana através do projeto Promoturis – Plano de Promoção Turística e Cultural, financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020 e com o apoio dos Municípios de Alcoutim , Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Comentários

pub
pub