“Mini Messi” conduz Farense à vitória (e à liderança)

Algarvios começaram a perder

Foto: Nelson Ferreira

Há dias em que, quando tudo parece correr mal, chega um rasgo de inspiração. Assim foi o Farense: depois de uma péssima primeira parte, os algarvios sofreram, mas souberam dar a volta, às costas de um pequeno génio escocês. A equipa de Faro ganhou, este sábado, 29 de Fevereiro, por 3-1, frente ao Académico de Viseu, com um hat-trick de Ryan Gauld, e é, à condição, líder da II Liga de futebol.

Um adjetivo basta para descrever todo o primeiro tempo: penoso. O futebol praticado, por ambas as equipas, foi de fraca qualidade. Nem Farense, nem Académico de Viseu conseguiram ligar o seu jogo, atacar e, no fundo, criar perigo.

Os guarda-redes foram meros espectadores e não houve uma verdadeira oportunidade de golo. Lucca, aos 12′, ainda esboçou um remate de fora da área, mas sem grande perigo… Do lado dos visitantes, o melhor veio dos pés de Carter que, em boa posição, rematou muito por cima (17′).

Da noite para o dia. As equipas perceberam que tinham de mudar e a segunda parte começou mexida. Rapidamente todos nos esquecemos da monotonia que foi a primeira…

Logo aos 47 minutos, surgiu o golo do Académico de Viseu. Carter fintou Matheus Silva e rematou cruzado, dentro da área, sem hipóteses para Hugo Marques.

 

Foto: Nelson Ferreira

 

Só que o Farense não baixou os braços e logo chegou ao empate. Aos 50′, o árbitro apontou para a marca de penálti devido a uma falta de Mathaus, num lance dividido com Fabrício Simões.

Chamado a converter, Ryan Gauld não falhou e restabeleceu a igualdade.

A partir daqui, o jogo continuou interessante, com oportunidades de parte a parte. Fernando Ferreira (54′) obrigou Hugo Marques a uma grande defesa, com um remate dentro da área, e, na outra baliza, foi Fábio Nunes a ter uma chance parecida.

Mas a manhã era mesmo escocesa – e nem era pelo tempo nublado e cinzento… Aos 68 minutos, Ryan Gauld bisou no encontro, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Matheus Silva. O pequeno jogador marcou de cabeça e fez o 2-1.

A conta não estava ainda fechada. Em novo penálti, desta vez por falta sobre Hugo Seco, Gauld voltou a ser chamado. Com calma, o extremo marcou o terceiro no encontro, aos 79 minutos. Um hat-trick para mais tarde recordar (lembram-se da alcunha de Mini Messi com que chegou a Portugal?).

Com esta vitória, o Farense chegou aos 47 pontos e alcançou, à condição, a liderança da II Liga, com mais um ponto do que o Nacional, equipa que joga hoje frente ao Penafiel.

Comentários

pub