Loulé espera pelo menos 75 mil pessoas para festejar Carnaval à grande

Cinema é o tema deste ano

«É sempre difícil fazer previsões», mas são esperadas, pelo menos, 75 mil pessoas para celebrar, à grande e à louletana, mais um Carnaval. O corso mais antigo do país desfila pela Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, e terá Capitão Trampa, António Gulkterres, Super Costa e Jerónimo Thor. 

Como se pode ver por estes nomes, o cinema é o grande mote para esta edição do Carnaval de Loulé, considerado o mais antigo de Portugal.

«Haverá os heróis, os filmes, sempre com a tradição do humor e da sátira política», começou por explicar Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, na apresentação do Carnaval, aos jornalistas, esta terça-feira, dia 11.

A festa terá 14 carros alegóricos, coloridos com 1 milhão de flores, 11 grupos de animação representados por associações do concelho, três escolas de samba, bailarinas de corpos pintados, animadores, fanfarras, cabeçudos e gigantones, num total de cerca de 600 figurantes.

 

 

Algumas películas marcantes da história da sétima arte estarão em destaque e as suas principais personagens vão confundir-se com figuras da política nacional e internacional, do desporto ou da vida social, que protagonizaram momentos mediáticos nos últimos meses.

Daí que surja “Capitão Trampa” (Donald Trump), António “Gulkterres”, líder da ONU representado pela imagem do Incrível Hulk, e Boris Johnson, primeiro-ministro inglês que se tornará Sherlock Holmes.

A política nacional também não passará ao lado. Mário Centeno, o algarvio que é ministro das Finanças, será…o Jack Sparrow da Ribeira do Cadoiço, numa alusão ao “Pirata das Caraíbas”.

A geringonça, que até já foi tema do Carnaval, também não foi esquecida. Tenha ou não acabado, o “Super-Costa”, o “Jerónimo Thor” e a “Catarina Wonder Woman” vão desfilar pela Avenida José da Costa Mealha.

O desporto, como é hábito, volta a dar azo à sátira. Jorge Jesus, o treinador que fez história no Flamengo, tem um carro só para si, onde trará a Copa Libertadores na mala… 

Ora, tudo isto requer um «imenso trabalho» de preparação dos carros alegóricos, como vincou Vítor Aleixo. São 13 mil horas de trabalho de uma equipa com cerca de 50 pessoas, liderada pelo criativo máximo (e figura típica do Carnaval): o Palhó.

 

 

«Há um trabalho, meticuloso e cuidadoso. É graças a esta gente que o Carnaval de Loulé se tornou o sucesso que é, habituando o país a olhar para este Carnaval como o melhor do país», considerou o autarca louletano.

Este é, de facto, um dos principais eventos do ano para o concelho, atraindo milhares de pessoas à cidade de Loulé.

«A economia vive também destes acontecimentos de diversão, de entretenimento e um dos melhores é o Carnaval. Loulé não tem propriamente um grande evento: tem alguns de enorme qualidade, o que contribui para a sua notoriedade externa e para a atratividade de turistas. Tudo isto tem um forte impacto na economia», disse.

Nos três dias, o desfile arranca às 15h00 e prolonga-se até às 17h30. As entradas custam 2 euros e, como é tradição, as receitas – estimadas em 65 mil euros – voltam a reverter a favor das instituições de solidariedade.

O que também regressa é a utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis que serão distribuídos pelos bares no recinto.

«Cada vez mais, o Município de Loulé introduz nos seus eventos a componente ecológica. Isso é um dado adquirido e faz parte da nossa cultura», resumiu Vítor Aleixo.

Este ano, uma das novidades passa pela inclusão de uma rubrica específica do Orçamento Municipal para o Carnaval de Loulé, cujo orçamento será de 375 mil euros.

 

 

Quem ainda estiver à procura de disfarce poderá alugar um fato de Carnaval na Loja do Carnaval que já abriu portas, perto da estação dos CTT e do Bar 28.

A loja funciona no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

A Câmara de Loulé vai ainda promover um programa com diversas atividades desportivas, recreativas e culturais, com destaque para o Carnaval Infantil, que sai para a rua no dia 21 de Fevereiro, sexta-feira, e o Baile de Gala com o tema “Grandiosa Estreia em Louléwood”, que este ano irá decorrer no Salão de Festas de Loulé, na noite de 24 de Fevereiro, segunda-feira.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Comentários

pub