Encontro discutiu saúde e educação na Universidade do Algarve

A obra custa 12 euros

“Livres e Felizes para Crescer”. Este foi o tema da terceira edição do “Encontro de Saúde & Educação” decorreu no passado sábado, 15 de Fevereiro, no Auditório Teresa Gamito da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro.

Na sessão de abertura foi enaltecida a importância da colaboração existente entre as unidades orgânicas das áreas da Saúde e da Educação da UAlg.

Os participantes foram desafiados a «sair das suas zonas de conforto», permitindo que a ciência ocupe um lugar cada vez mais relevante nas práticas profissionais de todos.

Segundo a UAlg, «foi realçada a importância de transformar as informações disponibilizadas em conhecimento ativo, de modo a possibilitar a emergência de melhores competências a todos os que diariamente trabalham com crianças».

O encontro contou com inúmeras palestras que focaram aspetos essenciais inerentes aos conceitos de liberdade e de felicidade, não esquecendo também a importância da sustentabilidade que está na ordem do dia. O público também teve oportunidade de se pronunciar, participando ativamente na discussão dos temas abordados.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Pedro Caldeira da Silva, pedopsiquiatra da Unidade à Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia, que fez uma viagem sob o tema “Crescer com Saúde & Educação”.

O dia terminou com a apresentação do livro “Uma viagem à Primeira Infância” que contou com a presença de Carlos Neto, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, também ele colaborador da obra.

O docente começou por destacar o facto deste livro envolver vários especialistas de diferentes áreas do conhecimento, realçando a importância da transdisciplinaridade.

A obra encontra-se à venda através da Editora UAlg (editora@ualg.pt) e custa 12 euros.

Comentários

pub