Tem mais 3 dias para ver a exposição de Edgar Pêra na Galeria Trem de Faro

Exposição permite imersão num universo tão único como o de Edgar Pêra

Devido à grande afluência de público que se vem verificando, a exposição Lisbon Revisited de Edgar Pêra foi prolongada até dia 25 de Janeiro, dando assim, oportunidade de visita a todos os interessados.

Lisbon Revisited é uma mostra de fotografia anaglífica (3D), da autoria de Edgar Pêra. É um dos ingredientes da iniciativa do Cineclube de Faro Zoom In: Edgar Pêra, dedicado à obra deste multifacetado artista/cineasta, e que integra também o ciclo dedicado à arte contemporânea Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc. (2019/2020), organizado pela Artadentro, em colaboração com o Museu Municipal de Faro e com o apoio da FCHS-Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

A exposição de fotografia 3D nasce de uma abordagem dupla de Edgar Pêra ao poema de Álvaro de Campos “Lisbon Revisited” (1926), que resultou na realização de homónimos filme e série de fotografias.

Como refere Ana Isabel Soares, no texto de apoio à mostra, as fotografias respondem à “necessidade de sublinhar o carácter multivocal, de fascínio caleidoscópico do enunciado pessoano e, ao mesmo tempo, o passeio pelas muitas urbanas avenidas que a Lisboa do verbo abre ao leitor.” Resultam agora nesta mostra em que cada fotografia, “apesar de extraída de stills do filme, alcança a autonomia de obra isolada.”

A Lisbon Revisited que se apresenta na galeria Trem, em conjunto com as restantes iniciativas incluídas neste Zoom In, permitirá conhecer a obra de um dos grandes artistas portugueses da atualidade, e proporcionará a possibilidade de imersão num universo tão único como o de Edgar Pêra.

 

Comentários

pub
pub