Professores de Olhão vão ao Museu aprender sobre a história do concelho

Ação de formação é ministrada por especialistas em história local

Professores do 1º ciclo e do pré-escolar de Olhão estão a aprender mais sobre a história do concelho, numa «ação de formação inédita» ministrada por especialistas na história local, que está a decorrer no Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo.

As sessões da formação “O Passado do Meio Local: Olhão” decorrem às quartas-feiras e contaram, até agora, com contributos de Ana Paula Martins (Biodiversidade da Ria Formosa), Hugo Oliveira (O território e a arqueologia), Sandra Romba (O território e os vestígios do passado) e Joaquim Parra (Os Símbolos de Olhão).

O curso é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e «permitirá aos formandos adquirirem competências que facilitarão a prática letiva diária» ao nível da história local, algo que a Câmara de Olhão considera ser «de extrema importância para a construção de um espaço identitário do local onde nos inserimos, daí ter apostado nesta formação com características inovadoras».

 

 

«Acreditamos que o conhecimento da história, dos vestígios e dos nossos costumes fazem parte do património de uma localidade e devem ser do conhecimento geral das pessoas que aí vivem. Só essa apropriação permitirá a criação do respeito e consequente preservação do nosso património histórico, edificado e natural», defendeu António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão.

Com esta formação, o município olhanense pretende, «promover a aquisição de conhecimentos relativos à história do concelho de Olhão, a educação pela arte ou a integração transdisciplinar das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a sua aplicação no processo letivo, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino-aprendizagem».

Comentários

pub