Dia Aberto do LAC volta a mostrar a Lagos a arte que lá se faz

Artes plásticas, música e teatro de marionetas cabem no «vasto programa» da iniciativa

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

As portas do LAC-Laboratório de Actividades Criativas e dos estúdios de vários artistas, em Lagos, vão estar abertas a quem os quiser visitar na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18 de Janeiro.

A 18ª edição do LAC Dia Aberto está aí para dar a conhecer ao público a dinâmica da associação e o trabalho desenvolvido pelos artistas em residência na sede do LAC. A entrada e participação em todas as atividades programadas é gratuita.

Ao longo de dois dias, o público é convidado «a visitar os ateliês de trabalho dos artistas e a conhecer os projetos que estes desenvolvem».

Na prática, isto significa que o público terá a oportunidade de percorrer os corredores da antiga cadeia de Lagos, onde o LAC está instalado, para visitar as celas/estúdios onde trabalham os 11 artistas plásticos e os oito músicos residentes.

«Vamos apresentar o LAC, de modo a dar a conhecer à cidade e a quem nos visitar o trabalho que os artistas plásticos e os músicos fizeram ao longo do último ano e dar a conhecer o seu espaço de trabalho», revelou ao Sul Informação Nuno Pereira, presidente da direção da associação cultural lacobrigense.

Quem passar no LAC na sexta-feira e no sábado também poderá desfrutar de «uma vasta programação que integra exposições, espetáculos de marionetas, concertos, performances, workshops e aulas abertas nas mais variadas áreas de expressão artística».

No fundo, trata-se de dar a conhecer ao grande público «a dinâmica da associação».

 

A intervenção do português Third, numa casa municipal, frente aos Bombeiros (2017)

 

O LAC – Dia Aberto 2020 é um dos três momentos do LAC Open Days, um evento financiado pela 4ª edição do programa cultural “365Algarve”.

No dia 25, decorre nova sessão do Street Lab Art, uma iniciativa que «consiste numa visita guiada pela cidade, para mostrar obras emblemáticas de arte urbana, da parte da manhã, e num workshop sobre arte urbana, à tarde».

Nos próximos meses, irão ter lugar mais quatro sessões destas visitas, nos dias 29 de Fevereiro, 28 de Março, 18 de Abril e 30 de Maio.

 

Intervenção de Jorge Pereira num posto de transformação em Vila do Bispo

 

O terceiro pilar do LAC Open Days é o evento Village Art Experience, «uma visita guiada às obras que resultaram do projeto “Watt?”, que o LAC promoveu em 2016», segundo Nuno Pereira.

«Iremos a cinco das localidades que foram intervencionadas pelos sete artistas que participaram no projeto», nomeadamente Xana, Jorge Pereira, Mariana a Miserável, Padure, Susana Gaudêncio, Menau e Tiago Batista.

Neste caso, há visitas agendadas para os dias 7 de Março, 4 de Abril e 16 de Maio.

 

Programa LAC Dia Aberto 2020:

17 de Janeiro (sexta-feira)
– 18h00 – Inauguração da Exposição e Instalações de: A. Pedro Correia, Anikka von Shuetz Benoit Doensen, Carlos Norton, Daniel Campos, Evol, Guate Mao, Jorge Pereira, Lollirockers, Marinês Busetti, Millie Wilkins, Nuno Pereira, Raymond Dumas, Ricardo Lopes, Stefan Moscato, Stefan Winterle, Rita Pereira, Yummy Industries e Xana.
– 18h30 às 21h00 – Sessão de desenho para todos, orientado por Yummy Industries.
– 19h00 às 21h00 – Espetáculo* “A Viagem”** – produção Mãozorra, co- produção Museu da Marioneta.

*Sessões de 15 minutos para 9 pessoas
**Projeto “Carrinha de Marionetas Itinerantes”

Concertos:
– 19h30 – Santos Trio
– 22h00 – Fred Paradiso Group
– 23h00 – New Wheel
– 00h00 – Stacatto Limão
– 1h00 – Plasticine
– 2h00 – Sonda DJ

 

18 de Janeiro (sábado)
– 18h00 – Exposição e Instalações de: A. Pedro Correia, Anikka von Shuetz, Benoit Doensen, Carlos Norton, Daniel Campos, Evol, Guate Mao, Jorge Pereira, Lollirockers, Marinês Busetti, Millie Wilkins, Nuno Pereira, Raymond Dumas, Ricardo Lopes, Stefan Moscato, Stefan Winterle, Rita Pereira e Xana.
– 18h30 às 20h30 – Workshop de Arte Urbana*, orientado por Tarso Silva.

*Participação gratuita, com o máximo de 10 participantes a partir dos 10 anos, reservas para o e-mail [email protected]

Concertos:
– 22h00 – Cursed Disciples
– 23h00 – Vil
– 00h00 – Prayers of Sanity
– 1h00 – Lollyrockers DJ Set

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub