Rodrigo Leão e desporto marcam Dia da Cidade de Portimão

Concerto do artista português será no dia 10 de Dezembro

A música de Rodrigo Leão, desporto e muitas inaugurações são a sugestões de Portimão para comemorar o Dia da Cidade de Portimão, a partir de amanhã, sábado, dia 7, até ao dia 15 de Dezembro.

O concerto de Rodrigo Leão, intitulado “Os Portugueses”, acontece no dia 10 de Dezembro, véspera do Dia da Cidade, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, às 21h30. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no local, no dia 7, das 13h00 às 17h30, e no dia 8, das 15h00 às 19h00.

Em 2019, as comemorações desta efeméride coincidem com o encerramento da Cidade Europeia do Desporto (CED) 2019. Além da festa de encerramento da CED, o programa conjunto fazem parte uma gala de homenagem aos campeões portimonenses a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, cujas obras de requalificação custaram.

A inauguração deste pavilhão, que, segundo a Câmara de Portimão, «tem uma nave desportiva com a área de 1075 m2, uma bancada com capacidade para 484 lugares sentados e é «a maior indoor em todo o concelho», acontecerá a 11 de Dezembro, dia da Cidade, e não se perderá tempo a estrear o espaço.

Nesse dia, a festa começa às 9h30, com o tradicional hastear das bandeiras no Largo 1º de Maio, no qual participarão a Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, Sociedade Columbófila de Portimão, PSP, GNR, Polícia Marítima-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

Às 10h00, será celebrado o 12º aniversário do Mercado da Av. S. João de Deus, onde ficará patente até 6 de Janeiro a exposição fotográfica “Discreto”, de Rúben Barroso.

Às 14h30, é inaugurado o Pavilhão Desportivo da Boavista, onde decorre a sessão solene durante a qual serão homenageados Maria Fernanda Rosa, professora e dirigente escolar, e a José João Cercas Vicente, chefe regional do Corpo Nacional de Escutas, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Na mesma cerimónia, será entregue a Medalha de Honra da CED aos clubes, associações, patrocinadores, parceiros, embaixadores, padrinhos, representantes dos voluntários e a alguns portimonenses que personificaram a candidatura, como reconhecimento pelo valioso contributo para a distinção de Portimão como a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019.

Segue-se, às 18h30, a Gala do Desporto – Homenagem aos Campeões Portimonenses, durante a qual «serão distinguidos com medalhas de ouro, prata e bronze um total de 632 atletas, treinadores, clubes, escolas e universidades que se destacaram em 43 modalidades na temporada desportiva 2018/19, com a obtenção de títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais», segundo a Câmara de Portimão, que realça que «nunca antes houve tantos homenageados como este ano».

As comemorações do dia da cidade incluem, ainda, a inauguração do Parque Infantil da Figueira, no dia 7 de Dezembro, e da Capela do Cemitério da Mexilhoeira Grande e da requalificação da Estrada da Fonte, no dia 15.

Destaque, ainda, para a inauguração da exposição de pintura e escultura “Estuários”, de Arlindo Arez e da mostra com os trabalhos premiados na 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, no Museu de Portimão.

No dia 12, às 21h30, será entregue o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes.

Comentários

pub