Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano em 2021

Portimão, como Município de acolhimento do EMYA 2021, será oficialmente anunciado em Cardiff, País de Gales, em Maio próximo

O Museu de Portimão vai ser palco, em 2021, do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios “Museu Europeu do Ano”, da museologia europeia, o EMYA-“European Museum of the Year Award”.

Esta novidade surge na sequência do Acordo de Parceria entre o EMF-European Museum Forum (Forum Europeu dos Museus) e o Município de Portimão, assinado no passado dia 23 de Novembro, por Jette Sandahl, presidente da Direção do EMF, e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que marcou o início da formalização da candidatura de Portimão e do seu Museu, como os locais escolhidos para a entrega desse galardão europeu.

Portimão, como Município de acolhimento do EMYA 2021, será oficialmente anunciado em Cardiff, capital do País de Gales, em 2 de Maio próximo, no decurso do EMYA 2020, o qual decorrerá no Museu Nacional do País de Gales, naquela cidade do Reino Unido.

A parceria agora estabelecida prevê que, em Maio de 2021, a “Conferência Europeia Inovação em Museus” e a “Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano”, sejam dois importantes momentos do EMYA 2021 em Portimão.

Para estes prémios podem candidatar-se e inscrever-se, até Março de 2020, em https://europeanforum.museum/applications/, todos os museus europeus, dos 47 países pertencentes do Conselho da Europa, que foram abertos ou foram substancialmente renovados desde Janeiro de 2017, como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias de prémios, do quais se destacam o “Prémio Museu Europeu do Ano “e o “Prémio Museu Conselho da Europa”.

Desde que recebeu, em 2010, o Prémio “Museu Conselho da Europa”, o Museu de Portimão tem vindo a estabelecer uma estreita ligação europeia com o EMF-European Museum Forum.

Essa ligação tem-se mantido através da participação do seu diretor científico José Gameiro, desde 2011, como membro do Júri do EMYA, tendo mesmo exercido a presidência entre 2015 e 2018.

Em 2018, um outro acordo de parceria, entre o Município de Portimão e o European Museum Forum, permitiu a instalação da sede do secretariado do EMF e do seu arquivo histórico no Museu de Portimão e no seu Centro de Documentação.

Deste modo, é toda a história deste Prémio Europeu e a documentação das centenas de museus candidatos, nomeados e premiados, ao longo dos seus 42 anos da sua existência (1977-2019), que de Liverpool, Berlim e Milão virão para Portimão, onde serão organizados e preparados para posterior acesso público.

Fruto dessa parceria, foi também criado o Prémio “Museu Portimão”, uma nova categoria através da qual se pretende distinguir anualmente o museu mais acolhedor e acessível da Europa.

A primeira edição deste prémio foi atribuída ao Museu “SS Great Britain de Brunel”, de Bristol, durante a cerimónia de entrega dos prémios em 2019, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.

 

Comentários

pub
pub