Amigos da Cortelha vão levar as Janeiras às casas da Serra do Caldeirão

Para manter uma tradição antiga das terras do interior do concelho de Loulé

O Grupo de Janeiras da Cortelha vai palmilhar sítios e aldeias do interior do concelho de Loulé para cantar de porta em porta e anunciar o nascimento de Jesus e a vinda dos Reis, nos dias 4 e 5 de Janeiro.

A Associação dos Amigos da Cortelha vai promover a iniciativa “Janeiras de Porta em Porta” «como forma de reviver esta tradição».

Para isso serão calcorreadas algumas localidades do interior do concelho de Loulé, em plena Serra do Caldeirão, nomeadamente Cortelha, Barranco do Velho, Montes Novos, Salir, Querença, Benafim, entre outras.

«As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas, acompanhadas por instrumentos tradicionais como é o caso do acordeão, pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações. As Janeiras significam para as gentes da Serra do Caldeirão, um tesouro de tradições», resumiu a associação louletana.

A tradição incluiu, igualmente, as “chacotas”, uma forma bem humorada dos janeireiros pedirem ou lembrarem ao dono da casa que deverá dar uma recompensa ao grupo.

«Era assim antigamente e é assim que o Grupo da Cortelha mantém a tradição», concluíram os Amigos da Cortelha.

Comentários

pub