Rui André quer ajuda da União Europeia para enfrentar a seca no Algarve

Rui André pede que seja criado, a nível europeu, «um plano de contingência para fazer face à situação de seca»

Rui André defendeu hoje em Bruxelas a intervenção e o apoio da União Europeia na situação de seca que o Algarve enfrenta.

O presidente da Câmara de Monchique fez este apelo na Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia, na condição de membro do Comité Europeu das Regiões, durante uma sessão em que se discutiu a implementação de um Pacto Ecológico Europeu em parceria com os órgãos do poder local e regional.

Para Rui André «a situação no Algarve é mesmo a mais preocupante dos últimos anos e, tal como o problema não é circunstancial, também a resposta e as medidas a adotar terão que ser estruturais e com a certeza de que situações semelhantes se podem repetir com mais frequência no futuro».

Tendo isto em conta, o edil monchiquense defende «a criação de um plano de contingência para fazer face a esta situação de seca e a necessidade de implementação de algumas medidas de emergência, com destaque para a criação de uma central de dessalinização da água do mar, através do processo de “osmose inversa”, tal como sucede na vizinha região espanhola da Andaluzia ou em Porto Santo, na Madeira, a única em território português».

«Fenómenos de seca extrema cada vez mais frequentes e a contínua desertificação do país continuarão a potenciar a perda de biodiversidade e o desaparecimento de algumas espécies, o que torna esta questão um problema global no âmbito das alterações climáticas em curso», acrescentou.

Rui André aproveitou, ainda, para falar dos problemas da interioridade das serras algarvias.

«O necessário repovoamento das zonas rurais precisa de claras e objetivas políticas e apoios comunitário,s sob pena de se perder o equilíbrio fundamental para que a também cada vez mais evidente desertificação física do território se possa combater com a presença humana, associada aos seus hábitos e ações, com destaque para a agricultura e a consequente presença de animais, que desempenham aqui um papel fundamental», disse.

O presidente da Câmara de Monchique apelou ao «apoio europeu a pequenos projetos, a nível municipal e infra-municipal, que podem fazer a diferença na resiliência e sustentabilidade do território nacional e destas comunidades em particular».

Comentários

pub