Loulé investe nos animais do Canil/Gatil para incentivar a sua adoção

Câmara está a investir de modo a que quem adote não tenha de suportar alguns dos encargos de ter um animal de estimação

A Câmara de Loulé está a investir na esterilização, vacinação e desparasitação dos animais que estão à guarda do Canil/Gatil Municipal de Loulé, com o objetivo de incentivar a sua adoção.

Aos animais que são dados, «é aplicado, gratuitamente, antes de sair do Canil/Gatil Municipal, um sistema de identificação eletrónica que permite a sua identificação permanente, sendo-lhe ainda ministrada a vacina antirrábica».

«Por outro lado, todos os animais são desparasitados, bem como esterilizados/castrados, ficando todos os custos inerentes a estas intervenções a cargo do município», segundo a Câmara de Loulé.

Caso, aquando da sua adoção, os animais não tenham idade para a imunização antirrábica e esterilização, «fica agendado para que os procedimentos se façam na altura ideal, também sem qualquer custo para quem adotar o animal».

«O município desenvolve ainda as Campanhas C.E.D. – Captura, Esterilização e Devolução de gatos assilvestrados, em que os mesmos são esterilizados e identificados eletronicamente, também de forma gratuita, de acordo com a legislação em vigor», acrescentou a autarquia.

Ao abrigo da Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia promovida pela Câmara de Loulé, entre os meses de Abril e Outubro deste ano, «realizaram-se 156 esterilizações (75 em cães e cadelas e 81 em gatos e gatas)».

Esta é, para os responsáveis municipais, «a melhor forma de controlo da população de animais, reduzindo o número de ninhadas indesejadas e o seu consequente abandono pelo que, na prossecução desta política, será incrementado no futuro o número de esterilizações».

As intervenções cirúrgicas visam, igualmente, «evitar a morte por acidente na via pública dos animais errantes, assim como propiciar a sua proteção e permanência em estrutura de captura e acolhimento (canil) para posterior adoção, a fim de se promover, não só o bem-estar animal, como também a saúde pública em geral».

Comentários

pub