Jovem algarvio arrecada bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

Aluno anda numa escola em Faro

O jovem algarvio Eduardo Guerreiro, que frequenta o 10º ano na Escola Secundária João de Deus, em Faro, venceu a medalha de bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP, que terminaram esta quinta-feira, 7 de Novembro, no Brasil. 

Além de Eduardo Guerreiro, houve outros portugueses em destaque.

Leonardo Tavares (Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre, Lisboa, 10º ano) e Pedro Antunes (Colégio Bartolomeu Dias, Santa Iria da Azóia, 11º ano) venceram medalhas de prata e Tiago Mourão (Escola Secundária de Santa Maria da Feira, 10º ano) uma de bronze.

A equipa olímpica chega este sábado, 9 de Novembro, às 06h25, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vinda de um voo de São Paulo. A delegação portuguesa é composta por seis elementos: quatro alunos, o professor Daniel Pinto e pelo tutor da equipa João Santos.

A cerimónia de encerramento das OMCPLP teve, de resto, lugar esta quinta-feira, 7 de Novembro, no Country Clube de Nova Friburgo (Brasil). O evento contou com a presença do Cônsul de Cabo Verde.

Este ano, as Olimpíadas da CPLP deveriam ter decorrido em Moçambique, mas, devido aos graves desastres causados pela passagem do ciclone Idai, tal não foi possível.

As Olimpíadas da CPLP têm como propósito unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área. Nesta edição participaram Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

A participação de Portugal nas OMCPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Comentários

pub