Jornal Ria Azul apresentado em evento europeu

A João da Rosa faz parte da Rede de Escolas Democráticas do Conselho da Europa

O projeto Jornal Ria Azul, do Agrupamento de Escolas João da Rosa, de Olhão, vai ser um dos participantes na conferência de trabalho da Rede de Escolas Democráticas do Conselho da Europa, a realizar-se nos dias 14 e 15 de Novembro, em Florença (Itália). 

O Ria Azul irá fazer parte de uma exposição a ter lugar na Universidade de Florença e será representado pela professora Filipa Matos, que coordenou o projeto.

A docente vai participar nesta conferência, na qual serão apresentados os trabalhos de 85 escolas europeias. Além da João da Rosa, há mais duas escolas portuguesas a participar (Escola Básica e Secundária do Cerco – Porto e o Agrupamento de Escolas de Caneças – Odivelas).

Todas – as 85 – fazem parte do projeto “Free to Speak, Safe to Learn – Democratic Schools for All” por exemplificarem boas práticas de educação na defesa dos direitos humanos, da educação ambiental e intercultural e dos valores democráticos.

Através deste projeto, o Agrupamento de Escolas João da Rosa foi convidado para integrar a Rede de Escolas Democráticas do Conselho da Europa, por permitir a articulação com a comunidade local e a mobilização de conhecimentos, competências e atitudes significativas na área da Cidadania e na defesa dos valores democráticos, nomeadamente no que diz respeito à Literacia dos Media e do Ambiente.

O projeto do Jornal Ria Azul começou no ano letivo anterior, no âmbito do tema da flexibilidade curricular “Ecossistemas da Ria Formosa”, visando o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura de cidadania na escola assente na participação num projeto inclusivo de índole transversal, de Literacia para os Media.

O Jornal Ria Azul pretende ser uma publicação anual de cariz ambiental, com continuidade de ciclo, assente no trabalho realizado pela turma B do 8.º ano.

Antes do lançamento da primeira edição, os jovens alunos visitaram à redação do Sul Informação para conhecerem o ambiente de um jornal.

O primeiro número do projeto foi, de resto, formalmente apresentado, pelos alunos e pela professora coordenadora, no Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo, que se realizou no dia 16 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Veja aqui a primeira edição do “Ria Azul”, que tem uma reportagem na redação do Sul Informação feita pelos alunos.

Comentários

pub