Do Oceano ao Espaço, há Ciência para Todos no Centro Ciência Viva do Algarve

Investigadores, de todas as idades e de várias instituições, participam na iniciativa

O Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, promove a partir de hoje e até dia 30, a Semana Ciência & Tecnologia 2019, que apresenta a investigação que se faz no Algarve e no resto do país. A programação arranca este domingo, 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, com entradas gratuitas.

Do Oceano ao Espaço, vários são os temas apresentados por investigadores, de todas as idades e de várias instituições, sob forma de exposição temporária, eventos, atividades ou palestras.

A programação pensada tanto para o público escolar como para o público em geral permite a participação de todos aqueles que têm curiosidade pela ciência que se desenvolve junto dos parceiros do Centro Ciência Viva do Algarve.
Estarão representados a Universidade do Algarve e vários dos seus Centros de investigação, mas igualmente algumas escolas da Região, a DECO e instituições do Porto e de Lisboa.

Os destaques vão para a exposição temporária “Os plásticos marinhos são um problema no Algarve?”, patente até dia 5 de Janeiro, a tertúlia “Ciência Imperial”, para vir conhecer de uma forma descontraída a investigação realizada no Algarve, bem como a apresentação da revista UAlgoritmo e a palestra “À Descoberta do Universo”.

 

Semana C&T2019 no Centro Ciência Viva do Algarve

Programa:

Exposição temporária “Os plásticos marinhos são um problema no Algarve?”
19-11-2019 | 10h00 (abertura)
Uma exposição que nos leva a refletir sobre o uso e impacto do plástico, produzida pelo CCMAR da UAlg e diversos parceiros, a qual estará patente até 05-01-2020.
26 a 28-11-2019
Apresentação com atividades práticas em torno da exposição “Os plásticos marinhos são um problema no Algarve?”, uma iniciativa do CCMAR da UAlg.

Será um braço uma estrela do mar?
26-11-2019 10h00
Vem conhecer esta investigação sobre a reprodução assexuada das estrelas do mar da Ria Formosa (UAlg/CCVAlg), da Mestranda Jackie Schwergold.

Os cavalos-marinhos da Ria Formosa
26-11-2019 14h00
Os cavalos-marinhos são uma das espécies mais conhecidas da Ria Formosa. Infelizmente, o número de cavalos marinhos na Ria diminuiu muito nos anos mais recentes. Nesta sessão, o investigador Jorge Palma do CCMAR explicará o porquê de estarem ameaçados e como os poderemos proteger!

Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola da região do Algarve
27-11-2019 10h00
O CCVAlg promove um encontro entre alunos e professores dos Clubes Ciência Viva nas Escolas da região do Algarve, para apresentar projetos e partilhar experiências realizados em parceria com um dos três Centro Ciênica Viva da região, com todos os interessados.

Erupções Vulcânicas
27-11-2019 10h00
O CCVAlg com o apoio da Escola Superior de Educação da UAlg, irá deslocar-se fora de portas e proporcionar às crianças da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro um espetáculo diferente uma atividade sensorial experimental.

Mares de plástico
27-11-2019 14h00
O Plástico está a invadir os oceanos… Quais os seus perigos? O que podemos fazer para o travar? Os investigadores Taina Garcia e Juliano Vike do CIMA da UAlg vão explicar tudo isto e muito mais nesta sessão.

Ciência Imperial
27-11-2019 21h00
Num ambiente que convida à partilha de experiências, de forma descontraída e convivial, venha partilhar os seus projetos ou conhecer os projetos que se realizam no Algarve!! Nesta iniciativa, qualquer investigador, de qualquer área científica, pode dar a conhecer a sua investigação através de uma apresentação de três minutos e qualquer pessoa pode ficar a conhecer o que de melhor tem a investigação no Algarve.

Apresentação da revista UAlgoritmo
28-11-2019 15h00
Esta revista da UAlg, pretende levar o conhecimento a todos, de forma mais acessível. Com o intuito de comunicar ciência de uma forma clara para o público em geral, os textos publicados nesta revista são analisados e revistos por estudantes do ensino secundário de escolas da região do Algarve, sob a orientação de um(a) professor(a) da escola. Esta sessão será apresentada pelo investigador José Bragança, mentor e dinamizador desta iniciativa, para dar a conhecer a 1.ª edição e lançar o repto para as próximas edições.

As potencialidades do Acomys na Medicina Regenerativa
29-11-2019 10h00
Nesta conferência, irão ser dadas a conhecer investigações com roedores do género Acomys no contexto da medicina regenerativa por investigadores do CBMR da Ualg.

Algae and vertebrates’ health
29-11-2019 14h30
During this session, two researchers , Joana Rosa and Vincent Laizé, are presenting the OSTEOMAR Research project (CCMAR/UAlg), in which they study new marine compounds as a nutritional source for improving the quality and the well-being of aquaculture fishes. This session will be in English and open to general public.

Manhã de Ciência “De quem é a pegada?”
30-11-2019 10h30
Queres ser um detetive de animais? Vamos aprender a identificar pegadas e perceber a que animal pertence! Que outras informações as pegadas podem dar? Vem descobrir!

À Descoberta do Universo
Palestra com Tiago Campante (IA, FCUP) e Alexandre Cabral (IA, FCUL)
30-11-2019 17h30
As estrelas e os planetas extra-solares serão o ponto de partida para uma conversa animada, servindo de ligação entre os diversos tópicos da astrofísica moderna, como a astrobiologia, a exploração do sistema solar, a instrumentação e robótica, os buracos negros, e as ondas gravitacionais.

Comentários

pub