Concerto inédito inspirado em textos de Sophia estreia-se em Loulé

Concerto é um tributo a Sophia de Mello Breyner

Um espetáculo com músicas inéditas, a partir de textos de Sophia de Mello Breyner, protagonizado pela Orquestra de Jazz do Algarve, vai ter a estreia nacional no Cine-Teatro Louletano, este domingo, dia 1 de Dezembro, às 17h00.

Este espetáculo, que contará com a participação especial da cantora Ana Rita Inácio, é uma criação artística com textos musicados de Sophia e resulta de de uma encomenda das autarquias de Lagos e Loulé para assinalar o centenário do nascimento da poetisa, que se celebra em 2019.

Este efeméride inspirou «um espetáculo único, que alia a Palavra à Música. Nesta senda, Lagos e Loulé, pelas suas equipas culturais, selecionaram textos, os quais foram musicados e utilizados para a criação de novas composições e orquestrações originais, pela mão de Hugo Alves, que assim serão estreados em dois concertos pela Orquestra de Jazz do Algarve. A irreverência, as tomadas de posição, a tenacidade e tantas outras caraterísticas fortes de Sophia, passam assim para o mundo musical», segundo a Câmara de Loulé.

A Orquestra de Jazz do Algarve foi fundada em 2004 pelo conceituado trompetista jazz nacional Hugo Alves. Esta Big Band de Jazz, que conta com 18 músicos permanentes, incluindo vozes, é a única orquestra de jazz profissional a sul do país. Além de concertos para o grande público já realizou centenas de concertos por todo o país, registando ainda internacionalizações em Espanha.

Os bilhetes para o espetáculo custam dez euros para o público em geral e oito euros para maiores de 65 e menores de 30 anos, sendo o Cartão de Amigo aplicável.

Comentários

pub