Troféu Mundial de Acordeão traz virtuosos de vários países a Loulé

Troféu terá uma vertente competitiva, mas também atividades paralelas, como concertos e conferências

Gonçalo Pescada – Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

Alguns dos melhores acordeonistas do mundo vão estar em Loulé entre os dias 3 e 9 de Novembro, para participar no Troféu Mundial de Acordeão 2019, considerada a prova de maior prestígio relacionada com este instrumento musical.

Além da escolha do campeão do mundo, o evento tem como atrativos os muitos concertos e as conferências/recitais que trarão à concelho louletano conceituados artistas e formações.

O público pode contar com uma «semana intensa de atividades, concertos, palestras, workshops» e com «performances de alto nível», segundo a organização.

No dia 3 de Novembro, um domingo, o evento é lançado às 17h00 com um concerto que juntará no Cine-Teatro Louletano a Orquestra de Acordeão do Algarve, do Campeão Mundial 2018 – Radu Ratoi (Moldávia), Gonçalo Pescada e Camerata de Cordas.

No dia seguinte, 4 de Novembro, às 21h00, no Cine-teatro Louletano, o acordeonista moldavo participa num concerto onde também vão marcar presença Douglas Borsatti (Brasil), Renzo Ruggieri (Itália), Trio Charm (Rússia) e Petar Maric (Sérvia).

A principal sala de espetáculos de Loulé também irá acolher os concertos de sénior virtuoso (dias 5 e 8), júnior virtuoso (dia 7), sempre às 21h00.

O concerto de Vencedores do Troféu Mundial de Acordeão 2019 terá lugar no Salão de Festas de Loulé, no dia 9, às 21h00.

Antes de chegar aqui, terão lugar as diferentes provas, que decorrem sempre entre as 9h00 e as 12h30, as 14h00 e as 18h00 e as 21h00 e as 22h30.

Outra componente do evento, onde os artistas convidados também terão um lugar de destaque, são as conferências/recitais.

A 4 de Novemrbo, às 10h00, o auditório do Solar da Música Nova vai acolher a iniciativa “O acordeão na música clássica / música ligeira”, com Radu Ratoi.

No dia 5, o Charm Trio vai estar na sala polivalente do Palácio Gama Lobo para uma conferência sobre o tema “O acordeão na música de câmara”.

Nos três dias seguintes a ação muda-se para a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, onde vão passar Douglas Borsatti (dia 6, “O acordeão na música brasileira”), Renzo Ruggieri (dia 7, “O acordeão na música Jazz”) e Petar Maric (dia 8, “O acordeão nas novas tecnologias”).

Ao longo do torneio, estarão presentes no Cine-Teatro Louletano os expositores Hohner, Bugari Evo e Cavagnolo.

O Troféu Mundial de Acordeão é organizado em conjunto pela Associação de Acordeão do Algarve, pela Confederação Mundial de Acordeão e pela Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Região de Turismo do Algarve.

Comentários

pub