Dois incêndios começam com cinco minutos de diferença em Aljezur

Incêndios lavram no Rogil e em Odeceixe

Dois incêndios estão a lavrar desde cerca das 16h30 de hoje, sábado, nas localidades de Brunheira e Carvalha, nas freguesias de Rogil e Odeceixe do concelho de Aljezur, respetivamente.

Os dois focos deflagraram com apenas cinco minutos de diferença e estão a ser combatidos com a ajuda de quatro meios aéreos.

Segundo revelou ao Sul Informação Abel Gomes, 2º comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, «nenhum dos incêndios está a ameaçar edificações».

A mesma fonte salientou que a proteção civil foi chamada a combater três fogos esta tarde, no Algarve, salientando a «quase simultaneidade das ocorrências».

A situação mais complicada vive-se na Brunheira, nas imediações do Rogil, onde o incêndio «tem duas frentes ativas, a lavrar numa zona de mato».

Aqui, as chamas estão a ser combatidas por «dois aviões e um helicóptero», bem como por 56 operacionais, apoiados por 13 veículos.

Já o incêndio que lavra na Carvalha, perto de Odeceixe  e junto à fronteira com o concelho de Odemira, está-se a desenvolver «numa zona de mato e de povoamento de eucalipto e algum pinheiro».

Este fogo está a ser combatido por 19 operacionais e quatro viaturas, para além dos dois meios aéreos.

Entretanto, foi dado como dominado às 17h25 o incêndio em Odelouca, que começou cerca das 14h55, que continua a mobilizar com dois meios aéreos – chegaram a ser cinco.

(Atualizado às 18h00 com declarações de Abel Gomes, 2º comandante do CDOS de Faro)

Comentários

pub