Albufeira investe mais 210 mil euros na rede de abastecimento de água

Estas intervenções fazem parte de uma estratégia de renovação da rede de abastecimento de água do concelho

A Câmara de Albufeira está a investir cerca de 210 mil euros em duas obras de ampliação da rede de abastecimento de água, ambas na freguesia da Guia.

As intervenções em causa são as da 1ª fase de construção do “Subsistema Sul Poente Vale da Ursa e Ilha da Madeira” e “Rede de Águas Residuais Domésticas do Caminho do Páteo – Guia”, esta última já concluída.

No primeiro caso, a obra custará cerca de 120 mil euros e consiste «na ampliação da rede de abastecimento de água numa extensão de 500 metros e respetiva pavimentação do caminho», segundo a Câmara de albufeira. A intervenção começou no dia 6 de Setembro e tem um prazo de execução de sessenta dias.

No caminho do Páteo, as obras já foram concluídas e custaram cerca de 90 mil euros. «A obra consistiu na ampliação da rede de abastecimento de água em aproximadamente 600 metros e na ampliação da rede de águas residuais domésticas em 180 metros, bem como na pavimentação de todo o caminho».

«A metodologia utilizada passa por lançar os concursos e implementar as obras de forma faseada, com vista a conseguir contemplar a generalidade da área territorial do concelho e evitar ao máximo os transtornos causados aos cidadãos», segundo Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro das Águas e Saneamento.

Já José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, salientou que «o investimento previsto para 2019 destinado à ampliação e modernização da rede de abastecimento de água e saneamento básico ascende a cerca de 4 milhões de euros, valor que está a ser aplicado em obras essenciais nas quatro freguesias do concelho, abrangendo cerca de 40 quilómetros de redes subterrâneas».

O edil albufeirense aproveitou para frisar que «as obras causam sempre algum transtorno, que tentamos minimizar sempre que possível, no entanto são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das populações, bem como a preservação do meio ambiente».

 

Fotos: Câmara de Albufeira

Comentários

pub