Professores partilharam boas práticas pedagógicas em Lagoa

Perto de 300 professores marcaram presença

O 1º Encontro de Boas Práticas dos Agrupamentos de Escolas de Lagoa realizou-se no passado dia 10 de Setembro.

Esta iniciativa, que consistiu em proporcionar um momento de partilha de experiências pedagógicas entre os docentes e outros profissionais dos agrupamentos, contou com um total de 12 propostas de mais de 20 professores, educadores e psicóloga, com projetos e atividades desde o pré-escolar até ao ensino secundário, das mais diversas áreas.

Na sessão de abertura participaram a vereadora Ana Martins, Luís Varela, diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade, Emília Vicente, diretora do Agrupamento ESPAMOL, e Vítor Gamboa, representante do projeto “Aprender+” da Universidade do Algarve.

Segundo a Câmara de Lagoa, «assistiram e colaboraram cerca de 300 professores e educadores dos agrupamentos nas dinâmicas das atividades propostas».

A iniciativa foi, por isso, «um momento importante e de referência para o contexto educativo do município, com grande contributo para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos».

Ao longo das apresentações destacaram-se diversos aspetos de relevância associados ao processo de ensino-aprendizagem, como a importância do trabalho cooperativo, da proximidade relacional e colaborativa e até mesmo dos recursos utilizados.

«No que diz respeito a este aspeto, destaca-se a utilização de ferramentas digitais e das TIC, mas também a valorização de recursos mais tradicionais utilizados aqui de forma mais criativa e inovadora. Todas as estratégias apresentadas são exemplos de práticas pedagógicas inovadoras, eficazes e com potencial para serem difundidos e adaptados para os mais diversos públicos e áreas».

Este encontro enquadrou-se no projeto “Aprender + Ambientes Educadores Inovadores”.

Comentários

pub
pub