Portimão “veste-se” de amarelo em nome da prevenção do suicídio

As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial

Portimão participa na campanha “Setembro Amarelo”, com um conjunto de atividades e ações de sensibilização para a prevenção do suicídio. 

Por estes dias, vários edifícios públicos irão colocar faixas amarelas nas suas fachadas, nomeadamente os Paços do Concelho, os Centros Comunitários da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas e Centro de Convívio Sénior de Portimão, Aldeia das Sobreiras e do Bairro do Pontal, CPCJ- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

Já o Museu de Portimão ficará iluminado em tons de amarelo, num alerta para esta campanha de prevenção do suicídio.

O “Mês da Prevenção do Suicídio” tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, «um problema com alguma relevância no Algarve», diz a autarquia.

As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

Com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a temática, as equipas comunitárias de saúde mental vão realizar diversas ações de sensibilização junto da comunidade em geral, e em particular junto da comunidade escolar, estando agendadas ações no Mercado de Portimão, nos dias 20 e 30 de Setembro, bem como uma ação na Escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Durante todo o mês, está patente uma exposição no átrio do Hospital de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.

Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização, Portimão será ponto de partida para o 1º Passeio de Bicicleta «Pedalar pela Vida», integrado na iniciativa mundial «Cycle around the globe».

Haverá duas etapas, marcadas para dias 14 e 21. A primeira irá ligar Portimão e Monchique, passando pelos concelhos de Lagoa e Silves, enquanto que a segunda ligará Portimão a Sagres, com paragem em Lagos e Vila do Bispo. Esta iniciativa tem ainda a chancela de Portimão Cidade Europeia do Desporto e tem inscrições gratuitas através da página de Facebook do email 2019setembro.amarelo@gmail.com

Para encerrar a iniciativa, no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro, será realizado um debate público sobre a “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio”, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), das 18h00 às 20h00.

Estas atividades e ações de sensibilização serão dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com o apoio do Município de Portimão.

Comentários

pub
pub