Montemor-o-Novo também já integra Caminhos de Santiago

Projeto integra 3 percursos no Alentejo e Ribatejo

O município de Montemor-o-Novo também já faz parte, do projeto “Caminhos de Santiago Alentejo Ribatejo”, que inclui três percursos diferentes, que atravessam o território daquelas regiões, num total de 1400 quilómetros.

Este projeto, desenvolvido e implementado pela Turismo do Alentejo/Ribatejo, foi apresentado a 4 de Setembro na Igreja Matriz de Santiago do Cacém.

Tem como objetivo “resgatar a história e o simbolismo da fé e da espiritualidade para peregrinos e caminhantes, através da oferta de experiências que permitam descobrir paisagens, hábitos e tradições populares, mas sobretudo a vivência do património religioso existente no território”.

Além da criação dos três percursos, o projeto contempla um site em português e inglês, brochuras e um guia roteiro em cinco idiomas, um mapa bilingue e a credencial do peregrino.

A cerimónia de lançamento do projeto incluiu a apresentação do filme promocional da história dos Caminhos, bem como a bênção dos percursos pelo Bispo de Beja.

Decorreram ainda dois painéis de debate com os temas “Dinamização dos Caminhos – Presente e Futuro” e “Os Peregrinos – Desafios e Expectativas”

Montemor-o-Novo integra o Caminho Central, sendo que os “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” estão divididos em 3 percursos – Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia, cada um deles com várias etapas, atravessando os diversos concelhos do Alentejo e Ribatejo.

Comentários

pub
pub