Comissão Europeia distingue Algarve como Centro de Referência para Envelhecimento Saudável

Reconhecimento resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades

O Algarve foi distinguido, pela Comissão Europeia, como um Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. A distinção é entregue esta quarta-feira, 25 de Setembro, em Aarhus (Dinamarca).

A candidatura da região do Algarve ao Reference Site of the European Innovation Partnership on active and Healthy Ageing , coordenada pela professora doutora Sandra Pais e desenvolvida no âmbito do Projeto CENIE (projeto Interreg POCTEP cofinanciado pelo Fundo Social Europeu), foi liderada pela Universidade do Algarve e pela CCDR-Algarve.

Contou com o apoio e parceria de diversas entidades regionais, representantes de Hélix Quadrupla, nomeadamente dos 16 municípios algarvios, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Administração Regional de Saúde (ARS), Instituto de Segurança Social-Centro Distrital de Faro, Direção Regional de Cultura, Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Instituto do Emprego e Formação Profissional-Centro Distrital de Faro, Região de Turismo do Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Outros parceiros são as Santas Casas da Misericórdia de Albufeira, Boliqueime, Estômbar, Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, bem como alguns Centros Paroquiais (Santa Maria – Tavira, Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros), Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação Irene Rolo, Plataforma Saúde em Diálogo, Associação Algarve STP, Associação em Contacto Tavira – Aect, Algarve Evolution, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Associação Empresarial da Região do Algarve – NERA, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos (AHETA), Associação Odiana, e as empresas siosLIFE – For Younger Spirits, Dengun Lda, Keypoint, 40+Lab, Zoomarine, Agnus Dei – Centro Dentário do Algarve Lda, Fisio S. Brás, Centro de Investigação de Biomedecina (CBMR) e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, ABC-Algarve Biomedical Center.

A Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP – AHA) é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia, cujo objetivo é promover a inovação e a transformação digital no domínio do envelhecimento ativo e saudável.

A EIP pretende estabelecer parcerias que ajudem a fortalecer a investigação e a inovação na União Europeia (EU), reunindo todos os intervenientes relevantes a nível da UE, nacionais e regionais, em diferentes áreas políticas, para lidar com um desafio específico e envolver todos os níveis da cadeia de inovação.

A EIP sobre Envelhecimento Ativo e Saudável foi a primeira EIP criada em 2011, tendo como principal objetivo aumentar a esperança média de vida saudável, dos cidadãos da UE em dois anos até ao ano 2020.

Assim, esta parceria tem como principais focos a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos europeus, com ênfase nos idosos; o apoio à sustentabilidade a longo prazo e à eficiência dos sistemas de saúde e assistência social; e o reforço da competitividade da indústria da UE, através de negócios e expansão em novos mercados.

 

Atualizada às 19h03, acrescentando e corrigindo informação sobre os promotores e o projeto

 

 

Comentários

pub