Cinco concelhos do Algarve convidam a «Caminhar Connosco» na Semana Europeia da Mobilidade

Há passeios, atividades desportivas, bicicletas e transportes públicos gratuitos para aproveitar

Faro, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel e Lagos vão aderir à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que começa na próxima segunda-feira, 16 de Setembro e se prolonga até dia 22. Este ano, o tema da iniciativa é “Walk with us” (Caminha connosco).

Na capital algarvia, dia 16, às 10h00, no Salão Nobre da Câmara de Faro, vai decorrer a conferência pública de abertura e apresentação do programa da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai incluir uma feira de ativações, no fim de semana de 21 e 22 de Setembro, subordinada ao tema da mobilidade, ou experiências de utilização dos meios de mobilidade leve.

 


Durante a Semana Europeia da Mobilidade, serão também inauguradas 20 novas localizações de estacionamento de bicicletas e, no dia 19 de Setembro, realiza-se o Warm-Up para o Portugal Mobi Summit sobre segurança rodoviária. Já para o dia 21, está agendada uma tertúlia sobre “Mobilidade contemporânea: os desafios da alta competição”.

No dia 22, Dia Europeu Sem Carros, Faro será uma das cidades que vai encerrar algumas ruas normalmente transitáveis, como medida de sensibilização e alerta.

“Caminhar e Pedalar em Segurança” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade, em Loulé.

“Tens pedalada para a escola?” é a iniciativa que decorrerá, ao longo do dia 18, dirigida às escolas secundárias e do 2º, 3º ciclo do ensino básico do concelho. Com o objetivo «de envolver a comunidade escolar na filosofia desta Semana», a Câmara Municipal lançou o apelo para que as escolas incentivem, neste dia, os alunos, professores, animadores ou auxiliares a utilizar a bicicleta para a sua deslocação.

Também neste dia, realiza-se a ação de formação “CAPTAME: Mobilidade Sustentável”, que terá lugar Escola Secundária de Loulé, das 14h00 às 20h00, tendo como público-alvo educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário, os professores das áreas científicas que se debruçam sobre a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos media escolares e professores responsáveis pelos grupos-equipas de BTT.

 

Foto de arquivo

Também inserido na SEM, terá lugar a 4ª edição do Seminário Loulé Adapta-Mobilidade Urbana. Esta iniciativa, que acontece no dia 19, no auditório da Música Nova, das 9h00 às 13h00, terá especial enfoque nos temas associados à mobilidade pedonal e ciclável, com a participação de oradores com trabalho de referência nas áreas e partilha de boas práticas e casos de estudo. As inscrições para o Seminário são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas, até ao dia 18 de Setembro aqui.

Segundo a Câmara de Loulé, «um dos pontos altos desta Semana acontece no dia 20, com a realização do “PARK(ing) Day – Ocupa o teu lugar na cidade”, na Praça da República».

Esta será uma mostra e demonstração de produtos e serviços relacionados com os temas da mobilidade suave, mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental e ação climática, sendo, para o efeito, disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia-a-dia.

No encerramento, dia 22 Setembro, o Dia Europeu sem Carros será assinalado na Praça da República, com a realização, entre as 9h00 e as 17h00, de atividades de promoção e incentivo aos modos suaves.

Já em Lagos, a Câmara Municipal vai apresentar uma série de iniciativas «que visam alertar os munícipes para os impactos ambientais na saúde e nas áreas urbanas e procurando apresentar soluções de mobilidade alternativas e sustentáveis».

Ao longo da semana, alguns espaços comerciais de venda e aluguer de bicicletas terão descontos e preços convidativos e, no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, os residentes de Lagos terão aluguer gratuito nos estabelecimentos Lagos Bike Tours e Rent a Bike – Passeios do Sudoeste.

No dia 17 de Setembro, entre as 10h00 e as 17h00, o Centro Ciência Viva de Lagos vai promover uma série de atividades ligadas ao desporto.

As caminhadas terão destaque nesta semana com passeios pedestres pela cidade, entre 16 a 20 de Setembro (das 15h30 às 17h00), num percurso de 4,1 km, «adequado a toda a família», intitulado “Lagos dos Descobrimentos”, tendo como ponto de encontro a Praça Gil Eanes.

 


Já no dia 22, entre as 17h00 e as 20h00, à semelhança do ano anterior, terá lugar uma caminhada ao pôr-do-sol, do Anel Verde aos Passadiços da Ponta da Piedade onde, segundo a autarquia, «não faltarão atividades físicas, sessões de Tai Chi e um Sunset Drink junto ao Farol».

Já os mais jovens terão vantagens, que visam o incentivo da utilização de bicicleta, skate, patins e trotinete. Os alunos de 2º e 3º ciclos da Escola das Naus e Tecnopolis terão direito a brindes e ofertas caso utilizem esses meios de transporte até à escola.

No dia 21, terão também direito a participar numa demonstração e convívio de skaters no Skate Parque de Lagos.

Ainda, para promover a atividade desportiva dos munícipes, os utentes que chegarem a pé ou de veículo não motorizado, ao Complexo Desportivo de Lagos, poderão utilizar alguns serviços gratuitamente e terão ainda desconto na mensalidade de Outubro.

Ao longo de toda a semana, o transporte urbano “A Onda” será gratuito, sendo que, no dia 22, também o Comboio Turístico de Lagos será grátis, para passeios pela cidade.

Para inscrições nas várias atividades da Semana Europeia da Mobilidade, em Lagos, deve enviar um e-mail para desporto@cm-lagos.pt. O programa completo está disponível aqui.

Em Portimão, o programa de atividades previsto para a Semana Europeia da Mobilidade, que vai culminar com o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, «visa sensibilizar a população a andar a pé e a utilizar a bicicleta como opções de mobilidade com benefícios claros para a saúde e para o ambiente».

Nesse sentido, no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, a 14 de Setembro, realiza-se, entre Portimão e Monchique, a primeira etapa do 1º Passeio de Bicicleta Pedalar pela Vida, enquanto, no dia 21, decorrerá a segunda etapa, entre Portimão e Sagres, ambas integradas no programa Setembro Amarelo – Mês da Prevenção do Suicídio e alertando para esta problemática.

Para o dia 15 de Setembro, está agendado o 8º Passeio Anual de Bicicletas Antigas, dinamizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão, que convida «toda a gente a entrar no espírito da Semana Europeia da Mobilidade».

«De forma a potenciar o uso do transporte público», o Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão, será gratuito nos dias 20, 21 e 22 de Setembro.

Sendo que o convite desta edição da Semana Europeia da Mobilidade é “Caminha connosco”, a Câmara de Portimão entrou no espírito e convida, no dia 19 de Setembro, a “Caminhar pela Cidade”, sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60 minutos, e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão, não sendo necessária inscrição prévia.

Na noite de 20 de Setembro, haverá nova caminhada, desta vez noturna, por um percurso histórico-cultural, intitulada “À Descoberta de Portimão”. Este passeio irá levar os participantes a descobrir as paisagens urbanas, guiados por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes. Esta atividade tem partida agendada para as 21h00, junto ao Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, e está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282480492 ou na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Em Portimão, no Dia Europeu Sem Carros, 22 de Setembro, a proposta é andar de… barco. Neste dia, será possível fazer um passeio em barco solar, numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade”, em parceria com a Algarve Sun Boat, a preço especial. Esta atividade possibilita «a descoberta da rica história de Portimão a partir do estuário do Arade», acompanhada por um técnico do Museu de Portimão.

 

Sun Boat

No entanto, o programa de 22 de Setembro terá o seu epicentro em Alvor, «por forma a levar a população e turistas a (re)descobrirem o centro da vila, livre de circulação automóvel, devolvendo algumas das suas principais artérias à população local para sua fruição, com muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas», adianta a Câmara de Portimão.

Com esse objetivo, o trânsito automóvel estará interditado, no dia 22 de Setembro, entre as 10h00 e as 20h00 na Rua Vasco da Gama, na Rua Pedro Álvares Cabral, na Rua Dr. Frederico Ramos Mendes, na Rua D. João II, na Rua do Castelo, na Rua Padre Mendes, na Rua Dr. Afonso Costa, na Rua 1º de Dezembro, na Rua dos Pescadores, na Rua de São João e na Rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio.

Os residentes podem sair com as suas viaturas, mas o regresso apenas será permitido a partir das 20h00, com exceção das pessoas com mobilidade reduzida, transportes públicos e alternativos e veículos de socorro.

Nesse dia, «os carros darão lugar à circulação de pessoas nas ruas do centro de Alvor, possibilitando assim espaço para a música, a animação desportiva e as vivências de outrora, com as gentes da vila a mostrarem as suas artes e ofícios, as crianças a brincarem aos jogos tradicionais e um lanche da tarde, partilhado entre vizinhos, amigos e todos os que se quiserem associar», destaca a Câmara de Portimão.

Os lanches comunitários acontecem na Rua de S. João, Rua Afonso Costa e Rua Dr. António José de Almeida e, revela a autarquia, «até o aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresquinha a quem por lá passar, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem um bilhete especial de um euro».

Além do tradicional Mercadinho da Ria que, nesse domingo, se realiza na zona ribeirinha de Alvor, haverá feira de artesanato, na Rua 25 de Abril, com a participação de associações e artesãos locais, e animação infantil no Jardim de S. João com insufláveis, palhaços e diversão para os mais pequenos.

Ao final da tarde, haverá um “Sunset Histórico-cultural – Alvor Islâmico”, que consiste num passeio pelas ruas e sítios patrimoniais emblemáticos de Alvor, guiado por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes. O percurso tem início, às 18h30, no Morabito/Capela de S. Pedro. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia e limitada junto da Casa Manuel Teixeira Gomes, ou através do telefone 282480492.

Durante este dia, serão ainda disponibilizadas bicicletas grátis, para circular pelas ruas de Alvor, além da presença de trotinetes.

Quem preferir explorar a Ria de Alvor, terá à disposição, também de forma gratuita, pranchas de paddle, canoas e “gaivotas”, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.

Por fim, em São Brás de Alportel, no dia 24 de Setembro, para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, a Rua Dr. Alberto de Sousa, junto ao Skate Parque, será interdita ao trânsito e será ocupada por «atividades diversas e animação desportiva».

Comentários

pub
pub