Silves homenageia personalidades e instituição no Dia do Município

Entre os homenageados estão vários resistentes anti-fascistas

A Câmara de Silves vai homenagear personalidades e instituições do concelho a 2 de Setembro, numa cerimónia que terá lugar no Castelo, a partir das 19h00, e que servirá para assinalar do Dia do Município.

«Esta homenagem permitirá destacar os praticantes de atividades desportivas que ao longo do último ano se sagraram campeões em diferentes modalidades. As distinções de Mérito Municipal serão atribuídas a personalidades e instituições que, com o intuito da prossecução do bem comum, contribuíram para o engrandecimento e dignificação do município», resumiu a Câmara de Silves.

O prémio Intervenção Cívica será entregue a diversas personalidades do concelho, nomeadamente ao Capitão de Abril José Inácio da Costa Martins (homenagem póstuma), ao resistente antifascista, dirigente do PCP, corticeiro, comerciante António Estrela (homenagem póstuma), a José António Correia Viola (resistente antifascista, autarca, ex-presidente da Câmara Municipal de Silves) e a Vitor José Cabrita Neto (resistente antifascista, político, ex-secretário de Estado do Turismo, dirigente associativo).

O prémio instituição será entregues ao Silves Futebol Clube e Escola Secundária de Silves, enquanto a distinção na área da Arte e Cultura será dada a Teodomiro Cabrita Neto (historiador, professor, jornalista, dramaturgo e ensaísta) e a João Manuel Rocha de Sousa (artista plástico, professor, crítico de arte e escritor).

Já o prémio Jovem Revelação será entregues a Rodrigo Gomes, que é licenciado em Escultura pela Universidade de Évora, pós-graduado em Arte Sonora e mestre em Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. «Tem formação em Design de Comunicação Multimédia, que tirou na ETIC Algarve. Foi o vencedor da 2ª Edição do Prémio Sonae Media Arte, 2017 com o projeto Estivador de Imagens», segundo a autarquia.

Às 21h00, a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e o músico Rogério Charraz e os Irrevogáveis protagonizarão um concerto.

Comentários

pub