Psiquiatria do CHUA une-se a campanha de prevenção do suicídio

Iniciativas começam já no dia 2 de Setembro

O Serviço de Psiquiatria de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai juntar-se ao evento “Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio” com um conjunto de atividades de sensibilização.

O “Mês da Prevenção do Suicídio” tem o objetivo de «sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve». As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

As iniciativas arrancam no dia 2 de Setembro, às 10h00, no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão, com uma palestra aberta à população em geral sobre a temática “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio”.

Também serão promovidas pelas Equipas Comunitárias de Saúde Mental ações de sensibilização junto da comunidade, nos Mercados Muncipais de Silves (dia 6), de Monchique (13), de Portimão (20) e de Lagoa (27).

«Na comunidade escolar, realiza-se a 24 de Setembro uma ação no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, e a 30 de Setembro uma ação na Escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão», segundo o CHUA.

O programa contempla ainda sessões de sensibilização junto da população sénior em Lagos, em Lagoa, em Sagres e em Monchique, nos dias 10, 19, 25 e 26 de Setembro, respetivamente.

Durante todo o mês, está patente uma exposição no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.

No Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro, será realizado novo debate público sobre “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio»”, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), entre as 18h00 e as 20h00.

Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização realiza-se o 1º Passeio de Bicicleta «Pedalar pela Vida», integrado na iniciativa mundial «Cycle around the globe», que terá duas etapas, marcadas para 14 e 21 de Setembro.

A primeira etapa decorre nos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. Num segundo momento, a iniciativa vai passar pelos concelhos de Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Sagres.

As várias iniciativas contam com a colaboração institucional das autarquias de Portimão, Lagos, Lagoa, Silves, Vila do Bispo e Monchique e ainda com o apoio de diversas empresas.

Comentários

pub