Comércio de Loulé «vai estar ao rubro» esta quinta-feira

Evento “Comércio nas 7 Quintas” volta a animar o centro de Loulé

O comércio local de Loulé «vai estar ao rubro», hoje, quinta-feira, entre as 20h30 e as 00h00, graças ao programa de animação que o evento “Comércio nas 7 Quintas” vai levar ao coração comercial da cidade.

Ao longo do dia, quem visitar Loulé pode contar com um “Mercado 100% Local”, que«volta à Praça da República, continuando a sensibilização e incentivo à prática da produção e consumo local», mas também com teatro, música e os tradicionais folhados louletanos, segundo a Câmara.

Esta noite o comércio vai estar de portas abertas e haverá animação infantil com insufláveis, trampolins e DJ, bem como uma minifeira dos discos, livros e moedas.

Com o “Mercado 100% Local, uma iniciativa da associação In Loco, em parceria com sete municípios do Algarve, pretende-se «sensibilizar para o consumo de produtos frescos, da época, não sujeitos a processos forçados de produção e conservação, permitindo uma relação direta entre produtores e consumidores, princípio básico que favorece a alimentação saudável e a saúde e bem-estar geral da população, dinamiza a economia local, fixa a população no território, preserva a paisagem e contribui para a sustentabilidade ambiental com menores emissões e necessidades energéticas».

Mas esta terceira sessão das sete que se realizarão no âmbito do “Comércio nas 7 Quintas” não se ficará só por aqui.

«Numa altura em que o Folhado de Loulé é candidato às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, a autarquia promove nestas “7 quintas” esta iguaria louletana junto de todos os que passarem pela zona comercial de Loulé nesta noite»., segundo a Câmara de Loulé.

A degustação desta iguaria doce será acompanhada de música. Afinal, o padrinho do Folhado de Loulé é João Campos Palma, campeão do mundo de acordeão.

Este músico «marcará o ritmo, enquanto Nelson Horta, líder da claque, contagiado pela música do professor Ricardo e percussão de Sérgio Almeida, juntamente com as animadoras Catarina Bernardino e Marta la Piedad, farão a festa do folhado de Loulé, em frente ao Café Calcinha».

Na Rua 5 de Outubro, mais conhecida por “rua das lojas”, decorrerá a performance “A Rua do Esquecimento”, uma adaptação do Cabaret do Esquecimento que nasce de uma parceria entre a Mákina de Cena e as Sextas à Solta, com o apoio da Casa da Cultura Loulé.

Quem for a Loulé poderá, igualmente, apreciar, junto à Caixa Geral de Depósitos, a instalação artística “A Balança”, que chama a atenção para os riscos a que o planeta está exposto e permanecerá no local até ao dia 25 de Agosto.

O “Comércio nas 7 Quintas” é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loulé, ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e empresários do comércio Local, com o propósito de dinamizar e valorizar o comércio em Loulé.

 

Fotos: Câmara de Loulé

Comentários

pub