Sentado “À Mesa Real” se desfruta de um banquete na Feira Medieval de Silves

Os preços do “À Mesa Real” são de 40 euros para adultos e de 15 euros para crianças (dos 6 aos 12 anos)

Um banquete, no qual os participantes se sentarão “À Mesa Real”. Tentado? Basta ir à Feira Medieval de Silves que se realiza de 9 a 18 de Agosto.

Esta «é uma das propostas que tem vindo a ganhar relevo dentro das muitas que a Feira Medieval de Silves apresenta aos visitantes. Este banquete acontece diariamente, podendo os participantes degustar diversos pratos que refletem a gastronomia muçulmana e cristã da época a que se reporta esta edição do evento», diz a Câmara de Silves.

Várias entradas despertam o paladar para esta aventura gastronómica: cenouras e azeitonas temperadas, torresmos, linguiça assada, queijos, presunto, salada de beterrabas, Zalouk (um prato feito à base de beringela), peixinhos da horta, lentilhas ou salada de Couscous.

Seguem-se diversos pratos principais, entre os quais uma empada de aves, boldroegas (almondegas), carnes grelhadas e leitão assado.

O repasto termina com fruta e outras sobremesas, como a laranja com canela, a torta de mel, a torta de laranja, a torta de alfarroba, as almojávenas de requeijão, o bolo de laranja e o bolo de mel e azeite com calda de mel e medronho.

«A ideia é que os visitantes, se o desejarem, possam experimentar um tipo de refeição que não é bem o que se encontra nas diversas tasquinhas e tabernas localizadas nas várias áreas de restauração», explica Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

«Queremos que a experiência seja total e imersiva e, por isso, a comida é parte integrante da nossa proposta. Este seria um banquete que poderia ser servido ao Embaixador Al-Gazalī e a convidados seus cristãos, já que que inclui pratos que pertencem às gastronomias quer muçulmana, quer cristã e que respeitam os preceitos religiosos que ambas impõem», conclui a autarca.

Quem desejar comer “À Mesa Real” poderá comprar os seus ingressos através da plataforma BOL ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.

Pode, também, comprar nas bilheteiras que estarão no recinto, mas em qualquer dos casos e por questões logísticas terá sempre de o fazer pelo menos na véspera do dia em que pretender usufruir desta experiência.

Os preços do “À Mesa Real” são de 40 euros para adultos e de 15 euros para crianças (dos 6 aos 12 anos).

Caso não queira participar nesta proposta, poderá desfrutas de muitas outras ofertas gastronómicas apresentadas pelas tasquinhas e tabernas que se localizarão no perímetro da XVI Feira Medieval de Silves.

«A organização dá indicações claras, no sentido de que os alimentos confecionados não deverão conter ingredientes desconhecidos na Idade Média, como a batata, os pimentos, entre outros (sobretudo, devido ao facto de serem provenientes do continente americano)», refere a autarquia.

Comentários

pub