Incêndio de Messines está dominado

Bombeiro ferido «não é situação de perigo maior»

Foto de arquivo

Já está dominado o incêndio que começou às 12h09 desta sexta-feira, 26 de Julho, em Vale Figueira (São Bartolomeu de Messines), concelho de Silves.

Richard Marques, comandante operacional neste incêndio, revelou, num briefing realizado há minutos, que o fogo foi dominado às 19h25.

«O plano estratégico foi conseguido. O fogo entrou em várias zonas de mato, eucalipto e pinhal e mereceu logo um ataque musculado e ampliado no seu ataque inicial», referiu aos jornalistas.

O incêndio lavrou durante mais de 7 horas e chegou a ter três frentes ativas. O vento teve uma «influência significativa naquilo que foi a transição do fogo de Oeste para Este na A2», considerou. A Autoestrada do Sul chegou, inclusive, a ter o trânsito cortado nos dois sentidos.

Apesar disto, não houve a necessidade de evacuar casas. Apenas uma idosa foi deslocada da sua habitação, em Foz do Ribeiro, por precaução.

«Houve o cuidado de antecipar que isso pudesse ter acontecido. Tudo estava preparado se tivesse sido preciso. O fogo não se aproximou de grande edificado. Houve uma ou outra casa nas imediações, mas tivemos equipas de reconhecimento da situação», explicou Richard Marques.

Quanto ao parque de autocaravanas do Paúl, em Silves, apesar de ter sido identificado como ponto crítico, acabou por não ser evacuado…porque não se encontrava lá nenhuma pessoa.

Um bombeiro, da corporação de Aljezur, ficou ferido quando combatia uma «frente de fogo», mas «não é uma situação de perigo maior», segundo Richard Marques. O operacional já está, porém, no Hospital de Portimão para onde foi transferido.

No local vão permanecer homens e meios, para as operações de rescaldo. Até porque o «vento intenso se vai sentir até às 22h00», concluiu Richard Marques.

Comentários

pub