Algarvio Gastão Cruz vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

A data da cerimónia de entrega do prémio ainda será anunciada

O algarvio Gastão Cruz, natural de Faro, venceu a 1ª edição do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, no valor de 12.500 euros. 

O júri constituído por António Carlos Cortez, Fernando J. B. Martinho e Rita Patrício decidiu, por maioria, atribuir este prémio ao livro “Existência”, de Gastão Cruz (Assírio & Alvim), tendo Fernando J. B. Martinho votado no livro “A Noite Imóvel”, de Luís Quintais.

Nesta 1ª edição do Grande Prémio de Poesia “Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, concorreram as obras saídas no ano de 2018 e, a título excecional, 2017.

A data da cerimónia de entrega do prémio ainda será anunciada.

Gastão Cruz nasceu em 1941, em Faro, e licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Filologia Germânica. Professor do ensino secundário, o autor exerceu paralelamente, entre 1980 e 1986, a carreira de leitor de Português no King’s College de Londres e dirigiu, nos anos 70 a 90, após a morte de Carlos Ferreira, o grupo de teatro Teatro Hoje/Teatro da Graça que ajudou a fundar.

O gosto pelo teatro e pelo mundo da poesia empurra-o para a tradução de títulos dramáticos de, entre outros autores, Strindberg, Shakespeare (Conto de Inverno) e Cocteau e para a organização de recitais dramatizados que proporcionam uma intensa divulgação poética.

Ainda muito jovem, com apenas 19 anos, Gastão Cruz, manifestando já um grande apego pelo texto poético, publica o seu primeiro livro “A Morte Percutiva”, no volume colectivo intitulado Poesia 61, que compila textos de uma plêiade de cinco jovens poetas: Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta.

O algarvio Gastão Cruz foi, no ano passado, distinguido com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministério da Cultura.

Comentários

pub