Verão começa na sexta-feira e traz (algum) calor

Temperaturas ainda relativamente tímidas e nebulosidade marcam o primeiro dia estival

O Verão, que começa na sexta-feira, dia 21 de Junho, às 16h54, vai trazer (algum) calor. Um facto que nem devia ser notícia, uma vez que a época estival costuma ser sinónimo de temperaturas mais altas. Mas, tendo em conta a chuva e as temperaturas mais frescas dos últimos dias, vale a pena assinalar.

Assim, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesse dia (e como acontece quase sempre), a temperatura mais alta na região do Algarve, de 31 graus centígrados, será atingida em Alcoutim, que terá uma mínima ainda baixa, de 13ºC.

Em Faro, as temperaturas mínima e máxima andarão entre os 15 e os 30ºC, em Albufeira entre os 14 e os 28ºC. O local mais fresco, de acordo com a previsão do IPMA, será mesmo Monchique, onde a máxima será de apenas 20ºC, no primeiro dia de Verão.

A ajudar a estas temperaturas modestas está a nebulosidade, que se fará sentir em todo o território continental.

São, apesar de tudo, boas notícias para quem entra de férias ou quer ir à praia, agora que a interdição por causa da maré vermelha de microalgas já foi levantada e as bandeiras verdes hasteadas.

A meteorologista Patrícia Gomes, do IPMA, explicou que, «nos últimos dias, os valores da temperatura estiveram abaixo do normal para a época do ano. Apesar de estar prevista uma pequena subida, em alguns locais o início do Verão terá valores abaixo do normal».

Quanto ao fim de semana, Patrícia Gomes destacou que já são esperados valores da temperatura máxima entre os 30 e os 35 graus em alguns locais como a região do Vale do Tejo, Alentejo e Sotavento Algarvio.

As temperaturas voltarão a descer no domingo, mas não no Algarve. No resto do país, está prevista uma descida da temperatura devido à aproximação de uma superfície frontal fria, que irá originar precipitação nas regiões do Norte e Centro, em especial nas regiões do litoral.

Mas voltemos ao Verão, que começa tímido. Este ano, no hemisfério Norte, o solstício de Verão ocorre às 16h54 de dia 21, quando o Sol atinge o ponto mais alto no céu (e passa mais tempo acima do horizonte) em todo o ano.

Neste dia, o Sol em Bragança nasce às 5h52 e põe-se às 21h05, enquanto no Porto nasce às 6h02 e põe-se às 21h11. Em Coimbra, o dia dura das 06h04 às 21h07, em Lisboa das 06h12 às 21h05 e em Faro das 06h12 às 20h55.

No Funchal (arquipélago da Madeira), o Sol nasce às 07h00 e põe-se às 21h19. Já em Ponta Delgada (nos Açores), nasce às 06h21 e põe-se às 21h08.

O Verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 23 de Setembro.

Comentários

pub