Tabela periódica em croché é estrela no CCV de Lagos

Criação da peça envolveu mais de cem pessoas de vários pontos do mundo

Foram precisas mil horas de trabalho, garantidas por cem pessoas com idades entre os 6 e os 93 anos, de 14 nacionalidades e dos cinco continentes, para criar a tabela periódica gigante feita em croché que pode ser vista até Julho no Centro Ciência Viva de Lagos.

O centro lacobrigense está a acolher esta peça de 17 metros quadrados (4,5 por 3,8 metros), que alia a arte ao conhecimento e que foi criada no âmbito do programa de comemorações da Escola de Ciências da Universidade do Minho referente a 2019 – Ano Internacional da Tabela Periódica.

«O desafio do croché, coordenado pela bióloga Alexandra Nobre (STOL – Science Throught Our Lives/ Departamento de Biologia-Universidade do Minho), habituada a divulgar ciência com recurso à arte e às manualidades, rapidamente se tornou num projeto colaborativo WIP (Work in Progress) e sem fronteiras. O objetivo foi fazer algo diferente, que tivesse impacto e promovesse a atenção das pessoas para o assunto da Tabela Periódica», segundo o CCV de Lagos.

Veja o vídeo da montagem da Tabela Periódica em croché no CCV de Lagos:

Esta tabela acaba por ter, também, um toque lacobrigense, já que uma das pessoas que contribuiu para a elaboração desta peça foi Tatiana Silva, membro da equipa do centro.

«A peça final pesa 13 quilos e é composta por 250 rectângulos em croché no formato A4 (118 correspondem a elementos químicos, dois a elementos de inserção de lantanídeos e actinídeos e 130 retângulos brancos de preenchimento)», concluiu o Centro Ciência Viva de Lagos.

 

Fotos e vídeo: Centro Ciência Viva de Lagos

Comentários

pub