Morreu José Rosa Sampaio

Foi um autor prolífico, que editou mais de meio milhar de obras e artigos

José Rosa Sampaio, investigador da história e da etnografia do concelho de Monchique, de 69 anos, morreu esta quinta-feira. dia 20, vítima de doença prolongada.

Nascido em Monchique em 13 de Julho de 1949, José Rosa Sampaio viveu desde os 12 anos em várias localidades e países, onde estudou e trabalhou, inicialmente no setor hoteleiro.

Veio mais tarde a ser jornalista e professor de História, nomeadamente na Escola C+S de Monchique. Foi colaborador do Jornal de Monchique e do Barlavento, onde publicou sobretudo artigos sobre a história e a etnografia do seu concelho natal, mas também sobre os concelhos vizinhos e o resto do Algarve.

Editou inúmeros livros, de vários géneros, com destaque para as monografias de Alferce e Marmelete, bem como pequenas obras sobre o património e as figuras ligadas àquele concelho. Editou também poesia e narrativas ou ainda biografias.

Autor prolífico, o catálogo da Biblioteca Nacional regista 535 entradas em nome de José Rosa Sampaio. Eis alguns dos títulos editados pelo autor, ao longo dos anos: «Cem anos de imprensa periódica no concelho de Monchique (1890-1990)», editado em 1990, «Naturalistas e viajantes à descoberta da Serra de Monchique : a flora» (1994), «Reflexos de Monchique na obra de Manuel Teixeira Gomes» (2002), «Os vinhos do Algarve na história e na cultura» (2006), «O néctar dos dias : poesia» (2007). «Contributo para a história da sapataria de Monchique» (2007) ou «Património popular construído : fontes, chafarizes e tanques comunitários de Monchique» (2007).

Ainda não são conhecidos pormenores sobre as suas cerimónias fúnebres.

Comentários

pub