Há uma viagem marcada para a felicidade e parte de Milreu

Esta será a última palestra do ciclo de 2019 do “Amatores in Situ”

As Ruínas Romanas de Milreu, em Faro, vão fazer “A Viagem para a Felicidade” na sexta-feira, às 18h00, naquela que será a última palestra do ciclo “Amatores in Situ”, a cargo de Leonor Santa Bárbara, da Universidade Nova de Lisboa.

«Um dos géneros que floresceram na tradição grega tardia, a partir do período helenístico, foi o romance. Distintamente do romance latino, o primeiro é pensado para jovens casadoiras. Apresentando estruturas similares, os vários romances mostram as aventuras e as desventuras por que o jovem par tem de passar, até ao reencontro final. Dado que o mundo helenístico é vasto e aberto, a viagem é sempre uma parte fulcral destas peripécias», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, que promove o ciclo em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

«O nosso objetivo é mostrar em que medida esta viagem reforça a relação dos dois jovens, contribuindo para uma maior maturidade e consequente felicidade. Para isso, servir-nos-emos de romances como As Efesíacas, ou Ântia e Habrócomes, de Xenofonte de Éfeso», acrescenta.

A 5ª edição do ciclo “Amatores in Situ” é uma das iniciativas que fazem parte do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Como todas as iniciativas realizadas no âmbito deste programa, a palestra “A Viagem para a Felicidade” tem entrada livre.

Comentários

pub