Governo confirma Atas de Vereação de Loulé como Tesouro Nacional

Atas fazem parte do acervo do Arquivo Municipal de Loulé

O Conselho de Ministros acaba de aprovar um decreto que classifica as Atas de Vereção de Loulé, dos séculos XIV e XV, como Tesouro Nacional. 

Em comunicado, o Conselho de Ministros revela que aprovou um decreto que classifica os 11 livros de Atas de Vereação como «bens arquivísticos de interesse nacional». O reconhecimento das atas como Tesouro Nacional já tinha sido avançado, em primeira mão, pelo Sul Informação.

As Atas de Vereação de Concelho de Loulé (Séculos XIV – XV) correspondem ao registo escrito dos assuntos e deliberações tomadas pelos representantes do concelho sobre o dia a dia deste município e dos seus habitantes

Este conjunto documental, com registos que remontam a Dezembro de 1384, é considerado por historiadores e peritos como o mais antigo desta tipologia encontrado até hoje a nível nacional.

Estas Atas de Vereação estiveram, no Museu Nacional de Arqueologia, integrando a premiada exposição ““LOULÉ. Territórios. Memórias. Identidades”.

Com esta atribuição, o Algarve passa a ter dois Tesouros Nacionais: as Atas de Vereação dos séculos XIV e XV de Loulé e o Mosaico Romano do Deus Oceano, do Museu de Faro.

Comentários

pub