Unidade de Saúde Móvel percorre Tavira para “tratar” do coração de todos

Especial enfoque será nos idosos, residentes em zonas rurais isoladas

A Unidade de Saúde Móvel +Proximidade percorre a partir desta segunda-feira, 6 de Maio, o concelho de Tavira para avaliar o risco cardiovascular das pessoas, com especial enfoque nos idosos residentes em zonas rurais isoladas.

Durante o mês de Maio, um médico e um enfermeiro especialista em saúde comunitária do Agrupamento Central de Centros de Saúde Sotavento, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, vão visitar as várias localidades do concelho com o objetivo de identificar precocemente patologias relacionadas com o coração e os vasos sanguíneos.

Esta é, segundo a Administração Regional de Saúde do Algarve, «uma atividade de sensibilização da população para adotar estilos de vida saudáveis e identificar fatores de risco que não estejam controlados como por exemplo hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo, entre outros».

A realização deste diagnóstico de saúde de doenças cérebro-cardiovasculares e avaliação do risco cardiovascular, que vai ser efetuado gratuitamente pela equipa do ACeS Sotavento, consiste na realização de testes de glicémia, medição da tensão arterial, cálculo do índice de massa corporal, medição do perímetro abdominal, avaliação de colesterol no sangue, sendo ainda possível realizar um electrocardiograma se houver necessidade.

No caso de serem detetados valores anormais e após uma consulta médica, será efetuado um encaminhamento do utente para o serviço hospitalar mais indicado.

Esta ação de promoção de saúde e prevenção de doença, que integra no Plano Local de Saúde do ACeS Sotavento, tem como objetivos reduzir as doenças cérebro-cardiovasculares na comunidade em geral e nos idosos isolados, promover estilos de vida saudáveis a população alvo e reduzir o número de mortes antes dos 70 anos por doenças do cérebro e do coração no concelho de Tavira.

Esta é uma das dez Unidades de Saúde Móvel adquiridas no âmbito de um projeto Unidade de Saúde Móvel +Proximidade, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, e que visa reforçar os cuidados de saúde de proximidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em dez concelhos da região.

Comentários

pub