Lagoa instala calculadora da Pegada Ecológica

Lagoa é o primeiro Município do Sul a integrar este projeto

Quer calcular a sua Pegada Ecológica? No site da Câmara de Lagoa basta um clique, sendo que a autarquia algarvia foi mesmo o primeiro município do Sul a instalar esta calculadora. 

A Pegada Ecológica (PE) procura responder à seguinte pergunta: quanto é exigido à natureza, à capacidade regenerativa do planeta, ou de uma região, por parte de um conjunto de atividades?

Segundo dados recentes, desde a década de 1970, a Pegada Ecológica da humanidade ultrapassou a biocapacidade da Terra, estimando-se que sejam hoje necessários 1,7 planetas Terra para fornecer os recursos renováveis e os serviços ecossistémicos necessários ao consumo da humanidade, durante um único ano.

O Município de Lagoa é o primeiro do Algarve e o único do Sul a integrar, nesta primeira fase, o projeto “Pegada Ecológica Dos Municípios Portugueses”.

A calculadora está disponível na página da internet do Município de Lagoa desde o dia 13 de Maio. Acedendo, qualquer pessoa pode responder a um conjunto de perguntas simples para conhecer o impacto ambiental do seu comportamento.

Esta iniciativa é pioneira em Portugal e resulta da parceria estabelecida entre o Município de Lagoa e a associação ambientalista ZERO, Universidade de Aveiro e a Global Footprint Network, no âmbito da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

O projeto visa gerar conhecimento e reforçar a capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e da interpretação de dados vitais.

Propõe-se preparar as comunidades para desafios ambientais complexos. Por isso, a par da instalação da calculadora, teve lugar, nas instalações da Câmara lagoense, uma sessão formativa intitulada “Cidadãos pela Redução da Pegada Ecológica: Embaixadores de Lagoa”.

Comentários

pub