Faro faz uma festa para celebrar dia dos Museus

Festa decorre no Museu Municipal de Faro e no Museu Regional do Algarve

Faro vai fazer uma festa que se prolongará pela noite dentro para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no sábado, dia 18.

Nesse dia, a entrada no Museu Municipal de Faro será gratuita e as portas deste espaço cultural abrem cedo, para que todos os interessados tenham a oportunidade de visitar o mosaico romano do Deus Oceano, um ano depois da  sua classificação como Tesouro Nacional, ou a exposição de Carlos Porfírio, que junta obras desconhecidas deste artista farense às de Almada Negreiros, Santa Rita Pintor e Eduardo Viana.

No Museu Regional do Algarve, no edifício da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, decorrerá, a partir das 14h30, a atividade para famílias “Brincar com as flores”, na qual os interessados se podem inscrever através do contacto 289870893.

Segue-se, também no Museu Regional, a atuação do Grupo F3 “Mosaico Musical”, que proporcionará um concerto de flautas de bisel, às 15h30, e a atuação dos acordeonistas bordeirenses Pedro Ramos e Inês Faria, às 16h30.

As comemorações continuam no Museu Municipal, às 18h00, com uma sessão do “Cataplay”, espetáculo de degustação da cataplana algarvia, interpretado por Tânia Silva e Mário Spencer, seguindo-se, às 19h00, uma performance musical com o grande pianista Armando Mota. Ambos os espetáculos estão integrados no Programa 365 Algarve e têm entrada paga e inscrições limitadas.

Às 21h30, atuam os Kilavra, um projeto local que junta poesia e música eletrónica. «Segue-se, às 22h30, o concerto com a talentosa vocalista e violinista Russa “Ian”, num belo espetáculo de luz, imagem e som nos claustros do museu», segundo a Câmara de Faro.

Esta intérprete tem no currículo colaborações com a Orquestra Sinfónica do Porto, com os GNR e, atualmente, com os The Gift.

A noite termina com os Mofo, «famosos pelas suas festas, onde a alegria, boa disposição e as músicas de outras décadas farão as delícias de todos os presentes».

Todos estes espetáculos têm entrada gratuita.

Esta iniciativa junta restaurantes do centro histórico que aderiram simbolicamente ao evento, promovendo um preço especial na sua ementa ou criando um menu dedicado, em homenagem aos museus e ao património cultural da cidade.

Comentários

pub