Enercoutim organiza “Dia Aberto da Energia” em Martim Longo

Iniciativa integrada na Semana Europeia da Energia Sustentável

A Enercoutim, a Associação Empresarial de Energia Solar de Alcoutim, vai debater, no próximo dia 13 de Junho, os desafios e oportunidades da digitalização da energia, do auto-consumo e do armazenamento de energia no Solar Lab, localizado na Plataforma Solar de Demonstração, em Martim Longo (Alcoutim).

Trata-se de uma iniciativa integrada na Semana Europeia da Energia Sustentável, dedicada este ano ao futuro da energia na Europa.

O Solar Lab tem vindo a acolher diversos projetos de demonstração relacionados com a aplicação de sistemas avançados de gestão de energia, designadamente energia solar, que serão apresentados durante a sessão.

Destacam-se os projetos europeus Shar-Q, relacionado o armazenamento de energia de forma descentralizada e o projeto VICINITY, uma plataforma de interoperabilidade para melhor gestão de equipamentos ligados em rede, designadamente equipamentos de produção de energia elétrica.

Estes projetos estão a ser desenvolvidos também em parceria com alguns edifícios municipais (escola, centro de dia, piscina).

«Os temas são de especial relevância para os dias de hoje, num momento em que se impõe a transição energética para uma sociedade de baixo carbono», salienta a Enercoutim.

«A digitalização dos sistemas de energia, a democratização do acesso à energia, a desregulamentação facilitando a produção descentralizada, e a descarbonização são essenciais para um futuro mais limpo e sustentável, e o Algarve tem condições especialmente favoráveis para ser uma região modelo neste percurso», acrescenta a empresa.

Na sessão, será feita uma visita guiada ao Solar Lab e haverá apresentações em sala sobre os diferentes temas em discussão, convidando-se todos os interessados a participar.

 

Comentários

pub