Silves Tour marca arranque da campanha “Lixo Zero 0”

Organização oferece um cantil a todos os participantes e a possibilidade de enchê-lo à partida

“Lixo Zero 0” é uma campanha desenvolvida pela Câmara Municipal de Silves e que será lançada na edição de 2019 do “Silves Tour”, durante a qual todos os participantes receberão uma garrafa-cantil para poderem levar a sua água, não produzindo lixo.

«Queremos que esta seja uma primeira iniciativa associada a esta campanha, que chegará depois às escolas do concelho», explica Rosa Palma, presidente da Câmara. «Temos uma clara preocupação em sensibilizar as pessoas para a necessidade de reduzirmos resíduos, sobretudo os que são de maior longevidade e que contribuem fortemente para a poluição que hoje é visível no nosso planeta», acrescenta a autarca.

«Todas as gerações devem estar envolvidas nesta campanha, por isso escolhemos o Silves Tour para o seu lançamento, uma vez que esta ação se destina a toda a família», conclui Rosa Palma.

A garrafa será entregue vazia e haverá, no local da partida, recipientes adequados para que todos possam enchê-la e levá-la para a prova.

Deste modo, a autarquia pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental, promovendo não só um estilo de vida saudável e dinâmico, mas hábitos de preservação da natureza, nomeadamente através da promoção dos três “Rs”: a Reutilização, a Redução e a Reciclagem.

O Silves Tour 2019 decorre no próximo domingo, dia 5 de maio, começando e terminando junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Silves.

Contará com, dois percursos de marcha-corrida (diferenciados pela distância e nível de dificuldade) e um percurso de BTT com 15 quilómetros, além de um programa repleto de atividades para todas as idades, que poderá ser consultado clicando aqui.

Esta iniciativa, que este ano apoia o “Sorrir M” da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, promoverá também as atividades que são desenvolvidas por este pProjeto, através da atuação e do workshop com o Clube da Batucada.

Os insufláveis e o projeto “Fora d’Água”, da Câmara Municipal de Silves, também estarão presentes e farão as delícias dos mais novos com pinturas e jogos.

Para poder ajudar o projeto “Sorrir M”, todos são convidados a participar na campanha “#Eu Ajudo”, adquirindo uma t-shirt do “Silves Tour”, cujas verbas reverterão a favor desta instituição.

A camisola custa 5 euros para adulto e de 3 euros para criança, podendo ser comprada nos seguintes locais: Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, nas Juntas de Freguesia do concelho, nos Pavilhões Desportivos do concelho, Complexo de Piscinas Municipais de Silves, Balcão Fidelidade, mediadora Algarseguros (SB Messines e Albufeira), Kykus Eyecare (Albufeira) e na União Regional de Instituições Particulares de Solidariedade Social do Algarve – URIPSS/Algarve.

A pé, a correr, de bicicleta, de carrinho de bebé ou de triciclo associe-se, também, a esta causa e participe no Silves Tour 2019 e seja mais um defensor do ambiente.

Comentários

pub