Portimonense perde após ter estado a vencer 0-2 em Tondela

Noite acabou em pesadelo para a equipa algarvia

Foto de arquivo do jogo da 1ª volta – Nelson Inácio | Sul Informação

O Portimonense até esteve a ganhar por dois golos, mas acabou por perder 3-2 frente ao Tondela, em jogo da 28ª jornada da I Liga de futebol, disputado esta segunda-feira, 8 de Abril, no Estádio João Cardoso, casa dos beirões.

Tondela e Portimonense entraram com vontade de marcar cedo. Ambas as equipas apresentaram um futebol rápido, de ataque, mas os primeiros sinais de perigo foram da turma da casa que podia ter chegado ao golo por Juan Delgado, aos 6 minutos, e por Ricardo Costa, aos 17′.

Nesta última, o internacional português teve tudo para marcar, mas não conseguiu emendar, dentro da pequena área, a bola lançada por David Bruno.

O Portimonense ia apostando mais no contra ataque e na rapidez de jogadores como Paulinho e Tabata. Ainda assim, acabou por ser num lance de bola parada que os algarvios chegaram ao golo.

Após canto batido por Paulinho, Pedro Sá fez um primeiro desvio ao primeiro poste e Jadson, à boca da baliza, cabeceou sem hipóteses para Cláudio Ramos. Estava feito o 0-1, aos 20 minutos.

Logo no minuto seguinte, o Portimonense podia ter ampliado a vantagem, mas o guarda-redes do Tondela defendeu um remate, feito por Dener, já dentro da área.

A partir daqui, o Tondela partiu em busca do empate e conseguiu encostar os algarvios às cordas.

Aos 22′, uma bola defendida por Ricardo Ferreira sobrou para João Pedro que, à entrada da área, rematou com perigo. A bola passou perto do poste. Já aos 31′, foi Joãozinho a obrigar Ricardo Ferreira a uma defesa apertada, após um remate feito de fora da área.

O Portimonense conseguiu aguentar o resultado e teve a sua recompensa em forma de golo, já nos descontos (45+2′). O segundo do jogo, neste caso. Quase no meio campo, Paulinho cobrou um livre para dentro da área.

Os jogadores fizeram-se à bola, mas o esférico não sofreu nenhum desvio, batendo apenas no relvado antes de entrar na baliza. Cláudio Ramos ficou a meio caminho e foi enganado pela trajetória.

A equipa algarvia chegou ao intervalo com uma vantagem de dois golos que não se ajustava, porém, ao equilíbrio do encontro.

Na segunda parte, Pepa lançou Pena e Patrick para as saídas de João Pedro e Delgado. A equipa beirã precisava de marcar e o treinador apostou, por isso, em jogadores de ataque.

A verdade é que o Tondela conseguiu mesmo tomar conta do jogo. O Portimonense remeteu-se mais à defesa, tentando segurar a preciosa vantagem. Aos 57′, Xavier, após bater um canto direto, acertou em cheio no poste (Ricardo Ferreira parecia ter, ainda assim, o lance controlado).

O golo do Tondela chegou aos 63 minutos. Xavier fez um primeiro cruzamento, Joãozinho, perto da linha de fundo, amorteceu para Tomané e o jogador português, à segunda tentativa, fez o 1-2.

A partida estava relançada, muito por culpa do Portimonense que, um minuto depois de sofrer o golo, podia ter feito o 1-3, mas Jackson, isolado, permitiu a defesa de Cláudio Ramos.

Há momentos felizes dos treinadores. Aos 71′, Pepa fez lançar Pité. Aos 72 minutos, Pité…fez o 2-2. A aposta certa na altura certa. O jogador português restabeleceu o empate, num grande golo.

À entrada da área, primeiro dominou com o peito, depois ajeitou com o pé e, de primeira, rematou sem hipóteses para Ricardo Ferreira.

A segunda parte mostrou um Tondela aguerrido que acabaria por consumar a reviravolta no marcador (e, diga-se, com alguma justiça).

Num lance confuso, em que Hackman não esteve bem, a bola sobrou para Ricardo Costa e o internacional português rematou com força para o fundo das redes. 3-2, aos 85 minutos. O Portimonense ainda subiu as linhas, apostou no ataque, mas não conseguiu fazer o empate.

Com esta derrota, o Portimonense, que podia ter dado um passo importante rumo à manutenção, permanece com 32 pontos e na 10ª posição da I Liga.

Os algarvios estão cinco pontos acima da linha de água e, na próxima jornada, recebem o FC Porto, em Portimão.

Comentários

pub