Portimão Arena acolhe 42º Congresso Anual da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

Estão inscritos cerca de 500 congressistas

O 42º Congresso Anual da APTN – Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, decorre a partir de amanhã, dia 26, e até domingo, no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Trata-se de uma iniciativa coorganizada pela Câmara local e a Portinado – Associação de Natação de Portimão, visando promover a formação qualificada dos técnicos ligados ao exercício físico, especificamente na natação e subáreas.

Este evento também engloba o 15º Congresso Ibérico de Natação, em colaboração com a Asociación Española de Técnicos de Natación, e incorpora o 2º Simpósio Satélite da Asociación Latinoamericana de Educación Acuática, Especial e Hidroterapia.

Estão inscritos cerca de 500 congressistas, sendo o painel de oradores, como vem sendo prática regular, composto com figuras de renome, quer nacionais, quer internacionais. São 11 palestrantes estrangeiros e 23 portugueses, todos especialistas nas suas áreas de intervenção, estando agendadas sessões plenárias e sessões paralelas.

Haverá ainda lugar a uma sessão de apresentação de comunicações livres/poster, onde os investigadores apresentarão os resultados das suas mais recentes pesquisas.

A APTN destaca anualmente os Treinadores do Ano em várias categorias e atribui o Prémio Carreira, enaltecendo em ambos os casos os contributos pessoais de cada premiado para a evolução da natação portuguesa.

Este ano, numa iniciativa editorial conjunta com a Federação Portuguesa de Natação, será apresentado o livro infantil “O Salvador perde o medo da água” da autoria de Vanessa Martins e ilustrado por Pedro Nunes.

Esta publicação, que irá ser submetida ao Plano Nacional de Leitura, tem como objetivo a promoção do valor educativo e social da competência aquática durante a infância.

O congresso atribui créditos para revalidação de título profissional na componente de formação geral (1UC), na componente de formação especifica de natação (2UC) e na componente de formação para Técnico de Exercício Físico e Direção Técnica (1UC).

Foi de igual modo acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) dos grupos 260/620, na modalidade curso de formação, 29 Horas (Registo: CCPFC/ACC-102743/19).

Comentários

pub
pub