Mulheres de São Brás convocadas para rastreio do cancro da mama

Rastreio promovido pela ARS Algarve decorre até 13 de Maio

Todas as mulheres com idades entre os 50 e 69 anos, inscritas no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, vão ser chamadas para um rastreio de cancro da mama que começou esta quarta-feira, 17 de Abril, e se prolonga até 13 de Maio.

Este rastreio é promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

As mulheres são-brasenses «vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel, que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de São Brás de Alportel, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, nos dias úteis», explica a ARS Algarve.

Desde Julho de 2017, o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD).

O Algarve é a primeira região do país a realizar, em todos os concelhos, o rastreio com esta tecnologia «de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame», acrescenta a ARS Algarve.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, promovido em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), pode contactar o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através do número 289 889 912 ou através do email [email protected].

Comentários

pub