Jardim da Alameda acolhe “Primavera Literária” com Lídia Jorge e João Tordo

Município de Faro pretende dar um novo impulso à sua histórica Feira do Livro

O evento “Primavera Literária”, no qual está integrada a 43ª Feira do Livro de Faro, decorre de 16 a 19 de Maio, no Jardim da Alameda, com a presença de Lídia Jorge, João Tordo e Isabel Stilwell.

A Feira do Livro de Faro está, assim, de regresso e renovada, com presença de escritores conceituados, espetáculos literários e musicais, exposições, cinema, workshops e sessões para crianças.

«O Município de Faro pretende dar um novo impulso à sua histórica Feira do Livro, que em conjunto com o festival literário, apresentará uma programação cultural de excelência que trará, durante quatro dias, entre as 10h00 e as 24h00, uma nova dinâmica àquele jardim», diz a Câmara.

O evento apresentará uma maior oferta de títulos e uma maior diversidade de publicações. Além de títulos nacionais e internacionais de grande interesse do público, haverá uma oferta especial de literatura infanto-juvenil e ainda a presença de editoras do Algarve com publicações de interesse local.

O local do certame irá estender-se à Biblioteca Municipal de Faro e às instalações do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Com uma programação diversificada, será possível visitar exposições, assistir a apresentações de livros, a entrevistas de vida e a espetáculos literários e musicais.

Em paralelo, «um conjunto de atividades para miúdos e graúdos garante que uma visita ao festival será um momento bem passado em família», refere a autarquia.

O festival literário contará com a especial presença de conceituados autores, destacando-se Neill Lochery, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Isabel Stilwell e João Tordo.

Na música haverá atuações de Fernando Leal e Teresa Aleixo, artista farense, que apresentarão ao vivo o seu último álbum de originais.

Uma múltipla oferta para escolas, famílias e crianças vai também ter o seu espaço no “Primavera Literária”. Os autores Susana Jorge, José Pires e Ana Saldanha apresentam sessões para os mais jovens e para a família. Adelaide Fonseca e Ricardo Coelho apresentam “O Pássaro Escritor” um concerto poético para as famílias, que podem ainda assistir ao “Bebe MusicoNatura”.

“O Lobo Vegetariano” é uma das sessões que o Teatro Bambolina (ASMAL) apresenta também para escolas. A eles junta-se a equipa interdisciplinar da Biblioteca Municipal de Faro com a “Hora do Conto” e um conjunto de atividades para os mais novos.

Em colaboração com a editora Sul, Sol e Sal, serão abordadas questões sobre a investigação histórica realizada a Sul com a presença dos investigadores Patrícia Palma, Andreia Fidalgo e João Romeiro Chagas Aleixo.

Com a Europa em vista, os visitantes poderão ainda assistir a uma conversa dinamizada pela jornalista Maria Augusta Casaca,que irá conversar com um refugiado do Iémen, a viver em Portugal, numa iniciativa em parceria com Centro Nacional de Apoio ao Migrante.

Neste festival literário, haverá ainda sessões de cinema ao ar livre, em parceria com o Cineclube de Faro, um conjunto de exposições de pintura coletiva, uma exposição do músico Afonso Cruz e workshops de criação de marionetas. O público será ainda surpreendido pelo Booktinder que o desafiará a encontrar aquela aventura que faz o seu coração acelerar.

O evento conta ainda com a presença de Paulo Galindro que realizará ilustrações ao vivo.

As figuras dos livros mais populares também vão ganhar vida, passeando pelo Jardim da Alameda.

O “Primavera Literária” irá ainda recordar três datas que marcam o panorama literário em 2019: os 100 anos que passam desde o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena e ainda os 120 anos do nascimento do poeta António Aleixo.

No Jardim da Alameda será ainda possível usufruir de street food e um conjunto de animadores do espaço.

Comentários

pub