São Brás dedica Março às mulheres

No total vão ser realizadas oito iniciativas

Uma exposição, uma tertúlia e até um dia para experimentar jogar ténis são algumas das iniciativas que São Brás de Alportel oferece a todas as mulheres durante este mês de Março. 

Em São Brás, o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) inspira um programa comemorativo com oito atividades que convidam toda a comunidade a refletir e a participar no caminho em prol da igualdade, que ainda tem muito por caminhar.

Este programa dirigido a toda a comunidade, mas dedicado muito especialmente a todas as mulheres, tem início esta sexta-feira, 8 de Março, com sessões sob o tema “Vamos falar de igualdade” dinamizadas pela Conselheira Municipal para a Igualdade, junto de várias turmas do 1º ciclo do concelho.

Durante a tarde, a Quinta do Peral acolhe o Encontro Convívio Comemorativo, que terá início às 14h00, com um programa diversificado de atividades que contempla uma caminhada, sessão de contos e dança das fitas. Esta é uma iniciativa dirigida aos participantes dos Projetos de Intervenção Comunitária do concelho.

Ainda no mesmo dia, o Clube de Ténis & Padel de São Brás de Alportel promove, a partir das 16h00, o Ténis Open Dia Aberto no Feminino. Um convite para praticar ténis ou para experimentar, com entrada gratuita. A partir das 20h00, no Futebol Clube Cabeça do Velho é tempo para um jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher.

A Biblioteca Municipal inaugurou esta segunda-feira, 4 de Março, a Exposição Literária “Musas & Poetas” que é um «convite para olhar a figura feminina sob o prisma e a arte de grandes poetas algarvios e que vai estar patente até 30 de Março».

Este sábado de manhã, dia 9, o Mercado Municipal convida a um divertido Workshop “Vamos fazer como Elas e Eles”, um Balcão de Atividades sobre Partilha da Tarefas Domésticas e Conciliação Familiar um desafio a trocar de papéis tradicionalmente associados a cada um dos géneros que pretende fazer refletir sobre os caminhos da igualdade.

Durante a manhã, o Mercado Municipal apresenta também artes no feminino, uma mostra de artesanato que conta com a participação de Mariana Prates. Mais uma atividade sob coordenação da Conselheira Municipal para a Igualdade.

No mesmo dia, mas às 16h00, a Biblioteca Municipal promove o Encontro “8 de Março, 8 Mulheres”, que conta com a participação da historiadora e investigadora Glória Marreiros para nos dar a conhecer oito mulheres que marcaram a História do Algarve.

O programa encerra a 22 de Março, com uma sessão especial do ciclo de tertúlias “Aqui entre nós” – Violência Doméstica, do lado de dentro da História, que vai contar com um testemunho real e vai abordar aspetos menos conhecidos sobre a violência contra a mulher, a relação da vítima com o sistema jurídico-social.

O encontro está marcado para o Cineteatro São Brás, a partir das 21h30.

Comentários

pub
pub