Loulé discute passado e futuro da olaria e cerâmica

Conversas vão ter uma periodicidade mensal

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

Olaria e cerâmica vão estar em destaque no arranque do ciclo de conversas “Ofícios, Memórias com Futuro” esta quinta-feira, 14 de Março, às 18h00, no edifício no Ateneu Comercial e Industrial de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha. 

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto Loulé Criativo que tem por objetivo partilhar, refletir e projetar ideias em torno dos ofícios tradicionais.

As conversas pretendem juntar diferentes gerações de artesãos à volta de temas comuns, relembrando o passado dos ofícios ao mesmo tempo que se perspetiva o futuro dos mesmos. Têm uma periodicidade mensal e iniciarão com uma abordagem à Olaria e a Cerâmica.

A valorização dos saberes associados a cada ofício, sobre os quais permanentemente se inova, vai conduzir-nos a esta iniciativa.

Após um primeiro ciclo de conversas com mestres de diferentes ofícios que, em 2014, antecederam o processo de reativação e valorização, hoje consubstanciado na rede de oficinas do Loulé Criativo, este novo ciclo procura juntar o testemunho de memórias do passado, com a reflexão sobre o presente e o lançar perspetivas sobre o futuro.

O passado da Olaria e Cerâmica em Loulé está associado à produção de vasilhame diverso para a casa, para o transporte da água, apetrechos para a pesca, materiais para a construção de casas. Sem interrupção no tempo, oleiros e ceramistas dão hoje continuidade aos saberes de algumas dos ofícios associados ao barro, produzindo louças e múltiplas peças, umas mais comuns, outras mais criativas e com design.

A sensibilização e formações em curso, a par do trabalho de desenvolvimento criativo de ceramistas e oleiros em atividade, permitem perspetivar a continuidade e sonhar futuros.

Estas conversas são de entrada é livre.

Comentários

pub