Temperatura sobe aos 26ºC no fim de semana

Irá verificar-se grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre temperatura mínima e máxima

As temperaturas máximas poderão atingir entre 20 e 26ºC nas zonas do litoral, durante o fim de semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê também um aumento da agitação marítima na costa ocidental.

De acordo com o IPMA, haverá um «aumento gradual da temperatura máxima», com temperaturas «entre 17 a 20°C nas regiões do interior Norte e Centro».

Estes valores previstos da temperatura máxima estão «acima do valor médio para esta época do ano, sendo 7 a 9°C acima da normal no domingo, dia 24, que será o dia com temperatura mais elevada», acrescenta aquele instituto.

Também a temperatura mínima terá uma «pequena subida no dia 21, não registando alterações significativas até ao fim-de-semana, com valores entre 5 a 7°C, exceto no interior Norte e Centro, onde deverá variar entre 2 a 5°C e no Algarve entre 10 a 12°C».

O IPMA salienta que tais valores «configuram uma elevada amplitude térmica, traduzindo-se nos próximos dias num acentuado arrefecimento noturno».

Quanto ao estado do mar, a partir desta quinta-feira, dia 21, prevê-se «um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental, com ondas de oeste-noroeste entre 2,5 a 3,5 metros».

Na costa sul do Algarve, estão previstas ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.

Comentários

pub