Taxa de ocupação subiu (pouco) no Algarve em Dezembro

Em 2018, a taxa de ocupação desceu no Algarve, mas número de dormidas nacionais aumentou

A taxa de ocupação quarto no Algarve, em Dezembro de 2018, subiu em relação ao ano anterior (0,3 p.p.), nos 31%, de acordo com dados revelados, esta quinta-feira, pelos AHP Tourism Monitors, da Associação de Hotelaria de Portugal.

De acordo com a AHP; «a taxa de ocupação quarto, quando comparada por zonas, foi superior no Algarve Sotavento (39%), face ao Algarve Barlavento (27%) e ao Algarve Centro (31%)».

O preço médio por quarto ocupado foi, no último mês do ano, de 50 euros, sendo que preço médio por quarto disponível (RevPar) diminuiu 5%.

Na análise de Janeiro a Dezembro do ano passado, a taxa de ocupação quarto na hotelaria nacional foi de 70%, menos 1,3 p.p. face ao período homólogo, sendo que a taxa de ocupação no Algarve desceu, devido a «vários fatores que fomos sinalizando, como as falências de companhias aéreas, a quebra do mercado britânico», segundo Cristina Siza Vieira, da AHP.

A responsável destaca ainda a «subida expressiva de dormidas nacionais» no Algarve, que aumentaram 3 p.p., representando 28% das dormidas.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Algarve teve 18,8 milhões de dormidas no ano passado, menos 1% do que em 2017. No entanto, o número de hóspedes subiu, tal como os proveitos.

Comentários

pub