Fevereiro é mês dedicado ao amor em São Brás de Alportel

Cinema do Video Lucem, cartas de amor e poesia fazem parte da programação do “Mês Romântico”

O mês de Fevereiro, em São Brás de Alportel, vai voltar a ser dedicado ao amor. «cartas de amor, trovas e serenatas, lenços dos namorados, música, cinema e poesia, entre sabores afrodisíacos, serão os ingredientes principais de mais um programa cultural “Mês Romântico – São Brás de Alportel 2019”», diz a Câmara Municipal.

No âmbito desta iniciativa, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro está a promover mais uma edição do Concurso “As mais Belas Cartas de Amor”, que «volta a desafiar os são-brasenses a redescobrir o prazer de escrever cartas de amor». Os participantes podem entregar os seus trabalhos até ao dia 11 de Fevereiro. As normas do concurso estão disponíveis aqui.

Os vencedores da edição juvenil (para jovens dos 15 aos 20 anos) e da edição adulto (para participantes com mais de 20 anos) recebem como prémio um jantar romântico e um conjunto de edições municipais. As mais belas cartas de amor serão apresentadas na segunda edição do “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, marcada para 23 de Fevereiro, às 15h30, na Fonte Nova.

De 13 de Fevereiro a 2 de Março, a Biblioteca Municipal apresenta a exposição “Lenços de Amor”. Esta é uma «iniciativa inspirada numa das mais antigas tradições de amor que associa o sentimento à forma poética e artística», explica a Câmara de São Brás de Alportel. Serão dados a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 1.º ciclo e do Grupo de Linhas e Letras da Biblioteca Municipal que, em conjunto, recriaram os tradicionais “Lenços dos Namorados”.

Inspirados no Dia de São Valentim, 14 de Fevereiro, muitos restaurantes de São Brás de Alportel também prepararam menus especiais para celebrar esta efeméride. Os menus podem ser consultados no site do Município.

«Porque o amor pode e deve ser celebrado em família», a Biblioteca Municipal promove, no dia 16, uma oficina especial de leitura: “Leitura com Mimos”. Esta iniciativa, com sessões às 15h00 e às 16h00, é dirigida a crianças dos seis aos 38 meses e aos seus pais e «procura sensibilizar para a importância da promoção precoce de hábitos de leitura».

Este «Mês Romântico» integra ainda, na tarde de sábado, dia 23, a 2ª edição da iniciativa “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, que tem lugar na Fonte Nova, no centro histórico de São Brás de Alportel, com um programa de animação que integra momentos de música e poesia, sem faltar uma romântica serenata.

No dia 23, à noite, pelas 21h30, o Cineteatro São Brás reabre as suas portas depois de ter recebido obras de modernização, para apresentar mais uma sessão do Video Lucem.

Este espetáculo, que é promovido pelo CineClube de Faro e está integra o programa 365 Algarve terá «a ansiada exibição» do filme mudo de 1925 “Charlotim e Clarinha”, da autoria do são-brasense, Roberto Nobre, «uma figura maior da história do cinema em Portugal, a quem o município de São Brás de Alportel presta homenagem no Cinquentenário da sua Morte». A exibição do filme será acompanhada ao vivo por Francisca Cortesão e Sérgio Nascimento.

Nesta sessão do Video Lucem, serão também exibidos os filmes “Enfer”, de Henri George-Clouzot (França, 1964, filme inacabado, 15′) e “It’s All True”, de Orson Welles (EUA, 1943, filme inacabado, 40′), com acompanhamento ao vivo por Bruno Pernadas.

Os ingressos para este espetáculo estão à venda na Galeria Municipal e, no dia do espetáculo, na Bilheteira do Cineteatro, a partir de 20h30.

Comentários

pub
pub